Por rafael.arantes

Rio - Foi no início de 2013 que O DIA destacou João Vitor Araújo como uma das grandes promessas do Carnaval. Pouco tempo depois, o então diretor artístico da Viradouro foi o escolhido para ocupar o posto de carnavalesco no lugar de Max Lopes. Agora, às vésperas de sua estreia na Sapucaí, o artista admite que a rotina mais intensa já toma conta de dua vuda

>>> LEIA MAIS: João se destacou como diretor artístico antes de ser carnavalesco

Após se destacar como diretor artístico%2C João vai estrear como carnavalesco neste anoRafael Arantes / Agência O Dia

Os compromissos e as obrigações mais intensas fazem de João um verdadeiro misto de ansiedade e nervosismo. O desejo de levar a Vermelha e Branca de volta ao Grupo Especial, no entanto, continua movendo a rotina do sambista, que dedica grande parte de seu dia aos trabalhos no barracão.

"Posso falar que a responsabilidade dobrou, não tenho mais aquele momento de folga. O trabalho é muito longo. Agora sou o cara pra tudo, não tem mais aquele descanso, sabendo que tinha o responsável por tudo acima do meu posto de diretor artístico. Passo grande parte do dia aqui no barracão e vai ser assim até o dia do desfile. É lá que tudo fica realmente pronto", analisou João.

Autor do enredo que vai homenagear a cidade de Niterói, João vem traçando a reta final de seu planejamento de maneira tranquila. O artista confia na total realização de seu projeto inicial, que completará um ano uma semana antes do desfile. A expectativa é por um desfile de ponta.

João aposta em grandes esculturas no abre-alas para impactar a SapucaíRafael Arantes / Agência O Dia

"O trabalho vem sendo preparado há muito tempo. O projeto vai completar exatamente um ano no dia 25 de fevereiro. É um grande processo para que tudo se materialize, que tudo vire verdade. Não acredito muito naquela velha história de barracão mais bonito porque é na hora que tudo aparece, tudo fica 100%. Tenho certeza que a Viradouro fará um Carnaval imponente. Meu desejo sempre foi entrar para brigar pelo título", disse.

??Desafios no novo barracão

Com as obras da Zona Portuária, a Viradouro teve que deixar o barracão que ocupava, no Santo Cristo, e passou a preparar seu Carnaval no antigo galpão da Mangueira, na rua Frederico Silva. Bem mais próxima do Sambódromo, a Vermelha e Branca, no entanto, encara o desafio de dividir seu espaço com o Paraíso do Tuiuti e essa é uma das maiores complicações encontradas. A proximidade da Sapucaí é o fato mais festejado.

"Chegamos aqui em novembro e é uma verdadeira vida improvisada. Dividimos o espaço com outra agremiação e o que mais nos complica é o fato de ser bastante apertado. Temos que nos desafiar para ver até onde é o nosso limite. A vantagem fica pela proximidade da Sapucaí. Já estamos aqui do ladinho e conseguimos fugir da estreia no túnel da binária", comentou.

Sobre a preparação João se mostra confiante. As grandes e novas esculturas para o abre-alas são os verdadeiros xodós do carnavalesco, que promete um desfile de ponta neste ano. Novidades em diversos segmentos e o bom andamento do ateliê de fantasias também são os pontos fortes.

"Vamos fugir do óbvio. Estamos apostando nas esculturas, principalmente no abre-alas, e em algumas surpresas. Nossos casais de mestre-sala e porta-bandeira vão sair muito do esperado. Temos uma comissão de frente bem legal também. Estamos com um andamento muito bom no ateliê e teremos todas as fantasias prontas com bastante tempo de folga. As novidades ficam sempre guardadas e estamos bastante confiantes", completou.

João mostra otimismo com primeiro ano como carnavalescoRafael Arantes / Agência O Dia

Ficha técnica da Viradouro para o Carnaval de 2014:

Publicidade
Enredo: "Sou a terra de Ismael, guanabaran eu vou cruzar. Pra você tiro o chapéu, Rio, eu vim te abraçar"
Presidente: Gusttavo Clarão
Carnavalesco: João Vitor Araújo
Bateria: Mestre Pablo
Intérprete: Zé Paulo
4 carros alegóricos
2.800 componentes
21 alas
Você pode gostar