Por raphael.perucci

Uma disputa calorosa toma conta do site do jornal O DIA desde que a votação para escolha do samba-enredo mais popular de todos os tempos foi lançada. Em menos de uma semana no ar, mais de dois mil leitores deram seus palpites. Até sexta-feira, o ‘É hoje’ do Carnaval de 1982 da União da Ilha estava com 27% dos votos. Da lista de 12 composições para votação, o samba mais antigo, o ‘Aquarela Brasileira’, do Império Serrano, de 1964, alcançava o segundo lugar, seguido do ‘Peguei um Ita no norte’, do Salgueiro, de 1993. A enquete ficará disponível no site odia.ig.com.br até o fim do mês.

>>> VOTE: Conheça os candidatos e participe da enquete

Confiante na conquista do título, o presidente da União da Ilha, Ney Filardi, já se comprometeu a cantar o ‘É hoje’ na Avenida se a canção for eleita campeã. “É um samba que ficará perpetuado por muitos anos. Estou muito satisfeito, ainda mais porque estamos disputando ao lado de grandes composições. E, se ganharmos, o esquenta deste ano vai ser o ‘É hoje’”, declara Ney.

‘Peguei um ITA no Norte’ (Explode Coração)%2C que o Salgueiro levou para a Avenida no Carnaval de 1993%2C é um dos candidatosIvone Perez / Agência O Dia

Intérprete da Império Serrano e com experiência de compositor em diversas escolas, Clovis Pê, acredita que o ‘Aquarela brasileira’ foi a composição mais difícil de toda a história do Carnaval. “A construção do samba é perfeita. É uma história que desencadeia levemente e não se perde”, opina Clovis. Para o presidente do Império, ‘Aquarela’ marcou várias gerações e, por isso, merece ser o samba campeão. “Até na Europa cantam ‘Aquarela’. Na quadra, você vê gente de todas as idades se emocionando com o samba”, comenta Átila Nunes.

Presidente da Velha Guarda do Salgueiro, Maria Aliano, a Caboclinha, defende o refrão ‘Explode coração’, do samba ‘Peguei um Ita no norte’, como o melhor de todos os tempos. “Eu vivi esse samba e vi que ele realmente explodiu na Sapucaí. É claro que tem ótimas composições na competição do DIA, mas tenho certeza que não vão esquecer do Salgueiro”, aposta Caboclinha.

Você pode gostar