Por bianca.lobianco

Rio - Formado por 45 ritmistas ingleses, o bloco Carnaval Transatlântico faz sua estreia nos Arcos da Lapa neste sábado, às 17h. O professor de música natural da Irlanda, John Paul Courtney, de 35 anos, se apaixonou pele batuque brasileiro e aprendeu a tocar diversos ritmos. Junto com vários outros percursionistas da terra da "Rainha Mãe", o bloco se tornou um sucesso.

Engana-se quem pensa que as músicas tocadas são dos Beatles ou outras estrangeiras. O ritmo é carioca, com direito a marchinhas de Carnaval com sotaque britânico. Tudo pra animar os foliões.

Integrantes do bloco 'Carnaval Transatlântico' fazem passeio pelo SaaraMarco Antônio Cavalcanti / Agência O Dia

Parceria com o Monobloco que deu certo

Figura tradicional no Carnaval do Rio, o Monobloco se juntou ao coletivo inglês quando foi para a Inglaterra animar os Jogos Olímpicos, junto com o bloco Sargento Pimenta. A aliança entre cariocas e ingleses deu certo, ou melhor, samba, e o Carnaval Transatlântico passou a ser presença constante na folia da Zona Sul. Agora, o bloco espalhado pelo Centro, dividido em três grupos como o Ziriguidum, Toque o Tambor e Nova Guarda, promete agitar o bairro boêmio. 

"Nós fazemos parceria com Fabio Allman, líder do Monobloco, desde 2012, e desde então tem dado certo, esse projeto é muito importante para nós", disse John Courtney.

'Carnaval Transatlântico' se apresenta nos arcos da Lapa neste sábado para animar os foliõesReprodução Internet

A parceria promovida entre os alunos do mestre John e os grupos cariocas transformou a junção de ritmo dos dois países em uma grande festa. O projeto promete durar ainda por muitos anos. Essa é uma forma de mostrar que os gringos também têm o gingado tupiniquim. 

Você pode gostar