Por julia.sorella

Rio - Entre os 105 blocos que desfilam neste final de semana, o "Simpatia É Quase Amor" agita os foliões em Ipanema, na Zona Sul do Rio. O esquenta começou por volta das 15h e os foliões se concentraram na Praça General Osório, do lado do Metrô de Ipanema. O bloco tradicional da Zona Sul segue pela Avenida Vieira Souto em direção ao Leblon.

>>> GALERIA: Veja fotos do bloco "Simpatia É Quase Amor"

Bloco "Simpatia É Quase Amor" celebra 30 carnavais e desfila por Ipanema, Zona Sul do RioFernando Souza / Agência O Dia

Aniversário de 30 anos

Neste ano, o desfile vai ter uma comemoração especial, o Simpatia celebra 30 carnavais e o desfile terá homenagem aos fundadores do bloco. Para o aniversariante, muita coisa mudou. Na estreia, o cordão saiu com 250 foliões e houve uma espécie de cerimônia de batismo na Praça General Osório, em Ipanema, com a presença do seu patrono, o compositor e escritor Aldir Blanc. O nome do bloco, aliás, é uma referência ao personagem Esmeraldo Simpatia é Quase Amor, do livro ‘Rua dos Artistas e Arredores’, escrito por Blanc. De lá pra cá, o bloquinho virou blocão.

Foliões do bloco "Simpatia É Quase Amor"Fernando Souza / Agência O Dia

Tomaz Miranda, filho de Ary Miranda, um dos fundadores do cordão, tem 26 anos e garante: ele e o pai sempre desfilaram, sem falhar um único ano. “Tem foto da minha mãe grávida no bloco”, conta Tomaz, que é músico profissional e, no Simpatia, o cantor principal. “O bloco não tem estatuto ou presidente. É como quando surgiu: uma espécie de comitê central cuida das coisas. São os fundadores e pessoas que chegam e querem participar.” Sobre o desfile de amanhã, o músico diz que haverá surpresas. “Posso adiantar que faremos homenagem a todos os compositores do bloco, em especial ao Aldir Blanc. Vai ser bacana”, aposta.

Você pode gostar