Por thiago.antunes

Rio - O que três escolas de samba da Série A (antigo Grupo de Acesso) têm em comum? A resposta é simples: enredos clássicos. A Em Cima da Hora, que subiu no ano passado, promete dar a volta por cima e refazer ‘Os Sertões’ de 1976, que lhe rendeu o rebaixamento na época. A Tradição vai pegar carona no ‘Sonhar com Rei dá Leão’, também de 1976, da Beija-Flor, para homenagear Natal da Portela, grande ícone do Carnaval. Já a Paraíso do Tuiuti fará ‘Kizomba’, da Vila Isabel de 1988, em um contexto pra lá de moderno.

Apesar dos sambas reeditados, as três agremiações garantem surpresas e desfiles luxuosos na Avenida. A Em Cima da Hora trouxe de Parintins uma equipe exclusiva para confecção das alegorias. “Está tudo diferente de 76. Não vai ter aquela melancolia. Nosso Carnaval vai ser alegre e exaltar a cultura nordestina”, explica o carnavalesco Marco Antônio.

O marcante refrão do samba-enredo da escola de Cavalcante— ‘Sertanejo é forte, supera miséria sem fim’— é o grande trunfo para a agremiação arrebentar na Sapucaí. “Em 76, tínhamos este grande samba, mas a escola foi um fracasso. Agora temos este clássico de novo nas mãos e vamos fazer tudo o que não fizemos lá atrás”, explica o diretor de Carnaval Júlio Cesar Rodrigues, o Julião.

No barracão da Paraíso do Tuiuti%2C tudo pronto para trazer de volta à Avenida o sucesso de ‘Kizomba’%2C da Vila Isabel de 1988%2C em um contexto totalmente repaginadoUanderson Fernandes / Agência O Dia

O último setor do desfile é promessa de fortes emoções, pois trará o grande responsável pela obra-prima de ‘Os Sertões’: o compositor Edeor de Paula. “Ele está empolgadíssimo e vai a todos os ensaios. É uma baita homenagem”, conclui Julião. Edeor virá no último carro, que terá a reprodução da Marquês de Sapucaí, ao lado de componentes que também desfilaram pela escola em 1976.

Quem também promete emocionar neste Carnaval é a Paraíso do Tuiuti. Com direito a adaptação de enredo de Martinho da Vila, mesmo autor da versão original de ‘Kizomba’, a escola quer dar um ar moderno à reedição do desfile de 88. “Vai ter de telas grafitadas, inspiradas em vários países, até homenagem a grandes negros da atualidade, como Pelé e Obama”, explica o carnavalesco Severo Luzardo. O apartheid que a Vila tanto explorou no desfile há 26 anos dará lugar ao pedido de preservação ambiental da África — um setor inteiro virá com apelo ecológico.

“Antigamente não havia tanto essa preocupação. Vamos mostrar que não se pode mais matar elefante para conseguir marfim”, detalha o carnavalesco, que prepara uma grande surpresa no último setor. A ideia é trazer os artistas negros que desfilaram pela Vila em 88, como a atriz Zezé Motta. “Muitos já confirmaram. Vamos mexer com a emoção da escola e do público”, aposta Luzardo.

Inspiração na 'gostosa branquinha'

Com a fantasia inspirada na ‘gostosa branquinha’, em alusão à cachaça, enredo da União do Parque Curicica, a rainha de bateria Alessandra Mattos quer ‘causar’ na Sapucaí. Ela promete que os trajes serão bem menores do que no ano passado, quando esteve à frente da Porto da Pedra.

Ex-Porto da Pedra%2C Estácio e Império da Tijuca%2C Alessandra aposta em ‘fantasia rica’ e samba no péDivulgação

“Será uma fantasia muito rica, com muitas pedras e penas de faisão”, adianta a rainha, que vai para a Avenida não só atrás de uma boa colocação, mas de diversão. “Quero brincar e ficar bem à vontade. A escola está muito alegre e estruturada. Tenho certeza que vamos conseguir um bom lugar”, encerra Alessandra. Antes de Curicica e Porto da Pedra, a rainha já esteve na Estácio de Sá e Império da Tijuca.

Tradição vai refazer estilo de Joãozinho

Joãozinho Trinta, que deu à Beija-Flor o título de campeã em 1976, é a grande inspiração para a Tradição. Detalhes usados pelo carnavalesco estarão em várias partes da escola. Como o carro sobre sonhos, que levava uma cama e que trará agora outros objetos que remetem a um quarto, explica o diretor de Carnaval, Samuel Gasman.

Natal da Portela, o homenageado da Beija-Flor na época, será ovacionado pela Tradição. A reedição do enredo só aconteceu por conta desta homenagem, já que o presidente da Tradição, Nézio Nascimento, é filho de Natal. “O último carro terá a águia da Portela e familiares de Natal”, revela.

Hoje

EM CIMA DA HORA

Faz uma reedição de ‘Os Sertões’, da própria escola

U. DE JACAREPAGUÁ

Contará a história do povo Nagô e Yoruba

ROCINHA

A Acadêmicos homenageia a Barra da Tijuca

RENASCER

O caricaturista Lan será o grande homenageado da escola

PORTO DA PEDRA

A agremiação contará a história dos mestres-salas e porta-bandeiras

PARAÍSO DO TUIUTI

Fará uma reedição de ‘Kizomba’, da Vila Isabel

I. DE BELFORD ROXO

A Inocentes falará da cantora lírica Joaquina Lapinha

IMPÉRIO SERRANO

A agremiação fará homenagem à cidade de Angra dos Reis

Amanhã

TRADIÇÃO

Reedição de ‘Sonhar com Rei dá Leão’, da Beija-Flor

ALEGRIA DA Z. SUL

A escola fará homenagem à Copacabana

PARQUE CURICICA

A cachaça será o enredo da agremiação

C. DE PILARES

A Caprichosos falará do bairro da Lapa

VIRADOURO

A ligação da Ponte Rio-Niterói e o Rio de Janeiro será o pano de fundo da escola

ESTÁCIO DE SÁ

A agremiação contará a história dos rios

A. DE SANTA CRUZ

A cidade de Jundiaí, em São Paulo, será a grande homenageada

U. DE PADRE MIGUEL

A escola tentará desvendar os enigmas da vida

CUBANGO

O continente africano será o tema da Acadêmicos

Você pode gostar