Por nara.boechat

Rio - Principal bloco que abriu a manhã de desfiles deste sábado, o Quizomba reuniu cerca de cinco mil foliões, de acordo com a Guarda Municipal, na Lapa e foi cenário de confusão, após operação contra "mijões" da Secretaria de Ordem Pública (Seop). Dois homens - que não estavam urinando na rua - foram detidos por desacato e desobediência por policiais civis à paisana que acompanhavam a ação da prefeitura. Os agentes chegaram a dar uma gravata para conter um dos rapazes e a cena causou tumulto e revolta entre alguns foliões.

>> FOTOGALERIA: Bloco Quizomba leva milhares de foliões à Lapa

Dois homens são detidos por desacato durante bloco na LapaEstefan Radovicz / Agência O Dia

No entanto, apesar de os agentes terem levado os rapazes para a van da Seop e encaminhá-los à 5ª DP (Gomes Freire), o caso não foi registrado na distrital.

Segundo testemunhas, eles estavam perto de duas jovens que haviam sido apreendidas e, mesmo não urinando na rua, também teriam sido abordados de "maneira agressiva". Já os agentes afirmaram que foram desacatados enquanto faziam a operação.

Bloco Quizomba reúne mais de 5 mil foliões na LapaEstefan Radovicz / Agência O Dia

Abordadas pela equipe de reportagem, as duas jovens não quiseram se identificar. Elas receberam a notificação de multa e se queixaram da ação dos agentes: "A abordagem foi inadequada. Me puxaram pelo braço e me jogaram na van. eles são profissionais e deveriam saber como abordar as mulheres", reclamou uma delas.

Você pode gostar