Por thiago.antunes

Rio - Há 450 anos, quando desembarcaram no Rio de Janeiro, os portugueses enxergaram nos morros formas como Pão-de Açúcar, Cara de Cão ou Dois Irmãos. Como Salvador Dali, mestre do surrealismo, veria os contornos naturais da cidade se tivesse desembarcado aqui junto com eles?

Esse será o mote da Portela para o Carnaval de 2015. O enredo ‘ImagináRIO – 450 janeiros de uma cidade surreal’ é um dos cotados a receber patrocínio da prefeitura pelo aniversário do Rio. A Liesa sorteará duas agremiações para dar o apoio.

“Não quero, em momento algum, me comparar a Salvador dali, mas tentarei ser, junto com todos os portelenses, o ‘Salvador daqui’”, brincou o carnavalesco Alexandre Louzada, responsável pela performance de 2014, que levou a escola ao terceiro lugar. “É possível modernizar, inovar uma escola tão tradicional como a Portela, mas sem esquecer que ela é águia, é azul”, explicou.

O desfile deste ano foi orçado em cerca de R$ 8 milhões. Para 2015, a perpectiva é manter o poder de investimento da escola. “A nova diretoria faz questão que a Portela seja grande, que venha maravilhosa. E o segredo é a boa administração”, disse Louzada, que ainda recebe sugestões sobre o enredo.

Homenagem a atriz

Outra escola do grupo Especial está com enredo praticamente certo. A Unidos do Viradouro, que subiu da Série A, deve homenagear a atriz Fernanda Montenegro. Para a definição, o presidente Gustavo Clarão quer conversar com o carnavalesco Milton Cunha, que tem esse enredo pronto, mas nunca o apresentou em nenhuma escola. Milton poderá atuar em supervisão ao carnavalesco João Vitor Araújo.

“O enredo, se definirmos mesmo esse, será uma volta às tradições da Viradouro. Nós homenageamos as grandes damas do teatro brasileiro. Assim foi com Dercy Gonçalves em 1991 e com Bibi Ferreira, em 2003. Ano que vem poderá ser com Fernanda Montenegro”, recordou.
Os carnavalescos Cid Carvalho, que deixou a Vila Isabel, e Paulo Menezes, ex-Mocidade, estão cotados para a União da Ilha, que perderá Alex de Souza para a campeã Unidos da Tijuca.

Você pode gostar