Por daniela.lima

Rio - A 17ª edição do prêmio Tamborim de Ouro, do jornal O DIA, consagrou, pelo voto popular, o Salgueiro como grande campeão do Carnaval carioca em 2014. A festa aconteceu na noite de terça-feira, no Lapa 40°, e teve apresentação da bateria Furiosa do mestre Marcão, bolo de aniversário para a musa da Sapucaí, Viviane Araújo, e contou com a presença ilustre do eterno craque Zico, homenageado do enredo da Imperatriz Leopoldinense, que ganhou o Prêmio Especial. “Gosto do Carnaval desde os tempos de Quintino. Ver a minha história na Sapucaí foi uma emoção difícil de descrever. Costumo dizer que não sei sambar, mas sei me divertir, e foi isso que eu vim fazer aqui hoje. Parabéns a todos por esse evento”, declarou Zico. 

>>> GALERIA: Confira fotos da entrega do prêmio

O publisher do grupo Ejesa, que edita O DIA, entrega o prêmio ao craque Zico, enredo da Imperatriz Maravilhosa durante a foliaFoto%3A João Laet / Agência O Dia


Dos 17 prêmios, sete foram para a conta do Salgueiro, entre eles, o principal, o de Escola do Povo (melhor escola). “É uma emoção muito grande. Toda a família salgueirense está em festa. Não se trata de uma resposta ao resultado oficial do desfile. A escola vencedora (Unidos da Tijuca) foi merecedora. E nós merecemos o segundo lugar. O público viu e fomos julgados. Aqui é o resultado dado pelo povo. Para nós, o samba é o mais importante de tudo”, disse Regina Celi, presidente da Vermelha e Branca.

Apesar de o Salgueiro levar os grandes prêmios da noite, a sensação da festa foi Zico. Provando que futebol e Carnaval combinam, o Galinho de Quintino trocou os campos pela Sapucaí e, de quebra, ganhou seu primeiro prêmio na Folia. “O Carnaval ainda é um evento que o mundo inteiro aplaude”, disse o ídolo.
Viviane Araújo, rainha de bateria do Salgueiro e vencedora do prêmio Musa da Sapucaí, também foi muito festejada. Vivi celebrou a vitória e o aniversário de 39 anos na premiação do DIA, ao lado do noivo, o jogador Radamés. Muito emocionada, a musa mal conseguia falar.

“Não poderia ter uma festa de aniversário melhor. Estou com amigos, com a família e a casa está cheia”, disse, chorando. “Fico muito feliz pela premiação. Sinto orgulho e admiração por ela (Viviane) ter sido escolhida. Saber que Vivi é querida pelo público me deixa muito feliz”, completou Radamés.

A festa começou ao som do grupo Balacobaco. Logo depois, Fernando Ribeiro, o Cabeção da FM O DIA, mestre de cerimônia do prêmio, subiu ao palco para fazer as honras da casa. O primeiro a receber o troféu Tamborim de Ouro 2014 foi o coreógrafo Carlinhos de Jesus, na categoria Comissão Sensação, por seu trabalho na comissão de frente da Mangueira. “Para mim, o Tamborim, hoje, tem muito mais importância e credibilidade do que as notas na Avenida. Esse é um prêmio de todos que trabalharam duro para um serviço bem feito”, discursou o coreógrafo.

DONOS DO TAMBORIM

Comissão Sensação - Comissão de Frente da Mangueira — Carlinhos de Jesus

Enredo Maravilha - Salgueiro — ‘Gaia, a Vida em Nossas Mãos’

Alegorias e Adereços - Salgueiro

Prêmio Especial: União da Ilha do Governador
Alex de Souza — Carnavalesco

Melhor Escola do Grupo A - União do Parque Curicica

Roda Baiana - Tia Glória — Responsável pela ala das baianas do Salgueiro

Prêmio Especial: Presidente de Honra da Portela - Monarco

Melhor Samba - Salgueiro — ‘Meu Samba Vai Tocar seu Coração’

Casal Nota 10 - Claudinho e Selminha Sorriso, da Beija-Flor

Melhor Bloco de Rua - Cordão da Bola Preta

Prêmio Especial: A Nota 10 da Sapucaí Jorge Perlingeiro

Escola do Povo — Melhor Escola - Salgueiro

Prêmio Especial — Velha Guarda da Unidos da Tijuca - Maria Lúcia Alves Pereira

Musa da Sapucaí - Viviane Araújo — Rainha de bateria do Salgueiro

Bateria Show - Furiosa do Salgueiro

Prêmio Especial: Homenageado do enredo da Imperatriz Leopoldinense - Zico


No ritmo do Tamborim de Ouro

Aos 80 anos, Monarco emociona ao agradecer pelo prêmio cantando o sucesso ‘Coração em Desalinho’

Um dos momentos mais emocionantes do 17º Tamborim de Ouro foi a homenagem ao sambista Monarco, de 80 anos. Ele subiu ao palco para receber o prêmio especial Presidente de Honra da Portela. Em vez de discursar, preferiu cantar ‘Coração em Desalinho’, à capela. O público acompanhou. “Não tem jeito melhor de agradecer esse prêmio, a não ser em forma de samba”, falou Monarco.

Festejando 40 anos de Carnaval, Neguinho da Beija-Flor recebeu o troféu de Melhor Intérprete. “Um prêmio que vem do povo tem um sabor especial. Por mais que a estrada seja longa, é sempre uma emoção diferente ser premiado”, declarou. Também da família de Nilópolis, o casal de mestre-sala e porta-bandeira Claudinho e Selminha Sorriso venceu na categoria. “Quero agradecer a Deus, minha família e parabenizar todas as escolas que fizeram um belíssimo desfile. São 25 anos desfilando e eu não me envaideço. Muito pelo contrário, a responsabilidade só aumenta”, discursou Selminha.

A Unidos da Tijuca, campeã do Carnaval deste ano, recebeu apenas um prêmio, o de Melhor Velha Guarda. “A gente sabe a dificuldade que é para colocar uma Velha Guarda na Avenida e agradar a todos. Quero agradecer a todos por confiar no meu trabalho”, disse Maria Lúcia Alves Pereira, presidente da Velha Guarda de Tijuca, que recebeu o troféu.

Entre os convidados ilustres da festa, David Brazil, promoter e colunista do jornal ‘Meia Hora’ (que, assim como O DIA, é editado pelo grupo Ejesa), era um dos mais animados. “Este evento está maravilhoso. É a continuação do Carnaval. E aqui só tem pessoas que merecem. Sinto orgulho em ser convidado para fazer parte desta noite maravilhosa”, elogiou David.

A noite terminou com uma grande festa no palco, ao som da Bateria Furiosa, da Vermelha e Branca, que levou o troféu de Melhor Bateria. Mestre Marcão dividiu o palco com seus ritmistas, Neguinho da Beija-Flor e Viviane Araújo.

Você pode gostar