Rio - Em pleno processo eleitoral, a Vila Isabel tem novos capítulos rumo à sua eleição. Na noite da última segunda-feira, uma reunião convocada pelo presidente de honra Wilson Moisés serviu para anunciar oficialmente a chapa da situação para o pleito, que terá o próprio como candidato à presidência. De outro lado, a então vice-presidente e candidata da oposição, Elizabeth Aquino (Dona Beta), compareceu ao encontro e entregou um edital de convocação de assembleia extraordinária para esta quarta-feira. O fato se deu em nome de Aladyr Francisco, presidente do conselho deliberativo, e Aílton Guimarães Jorge (Capitão Guimarães), ex-presidente e sócio benemérito da escola.
A assembleia desta quarta terá como pautas o quadro social da escola, a fixação da data e de informações sobre o pleito e esclarecimentos sobre as dívidas da agremiação. Durante a última reunião, membros de diversos segmentos da escola estiveram presentes e a expectativa é de que todos retornem à quadra na noite desta quarta.
Ainda abalada após os problemas do último Carnaval - a escola sofreu com problemas financeiros e teve dificuldades de fazer seu Carnaval. Muitas alas foram para a Sapucaí com fantasias incompletas e diversos componentes chegaram a ficar sem suas roupas -, a Vila Isabel se deparou com um ambiente tenso na última noite. A presença inesperada de Dona Beta acabou surpreendendo muitos dos presentes e o fato deve se repetir nesta quarta.
As eleições da escola devem acontecer, no máximo, na segunda quinzena do mês de maio, como diz o estatuto. No entanto, uma possível data ainda em abril pode figurar o pleito. Até agora duas chapas foram confirmadas para as eleições. Como anunciada na última segunda, a atual diretoria será representada por Wilson Moisés, com a então superintendente Rita de Cássia como vice. Do lado da oposição, a atual vice-presidente, Dona Beta, encabeçará a chapa que tem Luciano da Vila como vice.
No fim do ano passado, uma polêmica envolvendo Moisés e Dona Beta surpreendeu a Azul e Branca. Na ocasião, a então vice-presidente deixou o posto após afirmar que teria chegado na quadra da escola e tido as chaves de sua sala trocadas pelo presidente de honra. Mesmo com o fato, ambos estiveram presentes na mesa da diretoria na noite da última segunda.