Por rafael.arantes

Rio - A Vila Isabel renasceu das cinzas. Um evento emblemático marcou a posse da nova diretoria da Azul e Branca para o triênio 2014-2017. Numa noite de muita festa, a presidente Elizabeth Aquino (Beta) viu a escola voltar a sorrir ao encontrar a quadra totalmente reformulada. Espaço cultural, renovações e reforços, nova iluminação e logística, boutique e o tão esperado resgate da história. A nova gestão quer fazer a Vila se reencontrar com a essência que marcou sua história e, com isso, oficializou o enredo sobre o maestro Isaac Karabtchevsky, regente principal e diretor artístico da Orquestra Petrobrás Sinfônica, para o Carnaval de 2015: História, música e arte na Passarela do Samba.

A noite, que contou com show do grupo Balacobaco, além da tradicional apresenatação da Azul e Branca, marcou também o início de uma nova rotina de atividades. A promessa da escola é de uma agenda com atrações de terça a domingo.

>>> FOTOGALERIA: As melhores imagens da festa de posse da nova diretoria da Vila

Presidente Beta foi empossada e viu escola se emocionar com pontapé inicial para o Carnaval 2015Diego Mendes / Divulgação

O antigo samba virou lema da Vila. "Tão bonita", a escola vê a retomada dos trabalhos como um marco após o desfile repleto de problemas neste ano. Logo após a cerimônia de posse, Beta não conteve a emoção ao fazer uma análise fervorosa da noite mais esperada dos 52 anos em que faz parte da agremiação. O tema "O maestro está na terra de Noel e a partitura azul e branco é da nossa Vila Isabel" é promessa de espetáculo na Marquês de Sapucaí.

"É a concretização de um sonho. Estamos muito felizes por conseguir realizar algumas das coisas que planejamos. Basta dar uma olhada na quadra e ver o ambiente presente aqui. Tudo que for feito aqui será para a Vila Isabel. Esse vai ser um Carnaval para brigar pelo título. Não fazemos enredo de brincadeira. Temos a essência de tratar de coisas emblemáticas e dar uma roupagem carnavalesca. Tenho certeza que vai dar muito samba em 2015", disse Beta.

Retornar para a Vila Isabel faz de Max Lopes um homem mais feliz: assim o carnavalesco definiu o momento da carreira. Ao subir no palco durante a cerimônia de posse da nova diretoria, o artista relembrou os primeiros contatos com a atual presidente e projetou um futuro brilhante no reencontro com a escola do bairro de Noel.

"Estou muito feliz de voltar para essa casa. Conheci essa presidente quando nós dois éramos passistas. Estou realmente empolgado e, dessa vez, podem ter certeza que nós vamos para ganhar o Carnaval. Vamos fazer um enredo que queríamos e que tem totalmente a cara da Vila Isabel", disse Max.

Para encerrar o discurso, o carnavalesco ainda comandou uma corrente entre todos os convidados presentes. Max garantiu que confia na força da comunidade azul e branca para embalar a agremiação rumo ao topo do Grupo Especial. O som foi uníssono: "Viva a Vila Isabel".

Max Lopes será o responsável por homenagem a Karabtchevsky no primeiro Carnaval da Vila Isabel sob a gestão da presidente BetaDiego Mendes / Divulgação

Karabtchevsky honrado com homenagem

Ser o foco da Vila Isabel para o Carnaval de 2015 deixa Isaac Karabtchevsky completamente feliz. O experiente maestro não esconde a alegria em ter sua história contada na Sapucaí e chega a citar a novidade como um dos momentos mais marcantes da longa carreira. Prestes a estrear no Carnaval, o músico se emocionou durante a oficialização do enredo da Azul e Branca para o próximo desfile.

"Considero isso um dos pontos culminantes da minha carreira. Eu realmente não esperava ser convidado por uma instituição tão prestigiosa como a Vila Isabel para representá-la num evento tão extraordinário. Unir a música sinfônica com a popular será muito especial. Só tenho a agradecer. Muito obrigado, Vila Isabel. Vamos lutar muito pelo título", disse Isaac, que ainda ressaltou o valor da mescla entre os diferentes estilos musicais.

"A combinação é perfeita. Se pensam que é uma combinação totalmente separada estão enganados. Tem tudo a ver. Queremos mostrar para a população que não há distinção entre uma música e outra".

Gestão de Beta e Luciano da Vila empolga a VilaDiego Mendes / Divulgação

Confiança total numa 'nova era' 

A emoção tomou conta de todos os cantos da quadra. As diversas novidades da Azul e Branca surpreenderam e emocionaram os convidados da noite. A expectativa era uma só: a Vila quer renascer das cinzas. Os problemas enfrentados no desfile deste ano já faz parte do passado na mente dos componentes, que querem voltar a brilhar na Sapucaí. De contrato renovado, mestre Wallan exaltou a conduta adotada pela presidente para iniciar a "nova era" da agremiação.

"Muito feliz e esperançoso. A nova diretoria está dando muita segurança para todos os segmentos. É um trabalho de muita seriedade e de muito carinho com toda a nossa escola. É realmente empolgante ver esse ótimo começo rumo ao próximo Carnaval. A comunidade merecia uma presidente como essa. A Dona Beta é uma pessoa que tem um grande carinho pela Vila e vai cuidar muito bem de cada um de nós daqui para frente. Tenho muita fé que tudo vai dar certo", disse.

O intérprete Gilsinho, que também acertou sua permanência na Azul e Branca foi outro a se mostrar empolgado com o novo momento da escola e ainda lamentou as complicações da gestão de Wilsinho Alves no Carnaval de 2014. O objetivo é levar a escola a mais uma conquista.

"Estamos com uma grande expectativa para esse novo momento. A diretoria está super empenhada em resolver todos os problemas do último Carnaval. Aconteceram erros que não havia necessidade de ter acontecido, até primários. Mas isso é página virada. As coisas estão começando muito bem nesse início e, se Deus quiser, vamos levar a escola para mais um título", disse Gilsinho.

Entre as grandes novidades, a Vila Isabel festejou um marco para o lado cultural, que agora terá coordenação do pesquisador Vinicius Natal. Beta inaugurou o Espaço Cultural Vila da Boemia. A área, localizada nos fundos da quadra, conta com salas especialmente decoradas para cada segmento e uma grande homenagens aos grandes nomes da história Azul e Branca. Martinho da Vila, China, Mestre Mug, Paulo Brazão e Noel Rosa são alguns dos homenageados.

A nova equipe da Vila Isabel:
Presidente: Elizabeth Aquino (Beta)
Vice: Luciano da Vila
Superintendente: Bernardo Bello
Diretor de Carnaval: Tavinho Novello
Gerente de Carnaval: Flavio Mello
Carnavalesco: Max Lopes
Diretor de Harmonia: Décio Bastos
Intérprete: Gilsinho
Mestre de bateria: Wallan Amaral
Rainha de bateria: Sabrina Sato
Comissão de frente: Jaime Arôxa
1º Casal de mestre-sala e porta-bandeira: Diego e Natália

Beta inaugurou o Espaço Cultural Vila Boemia durante evento deste sábadoDiego Mendes / Divulgação


Você pode gostar