Por rafael.arantes

Rio - A Vila pretende "renascer das cinzas" e Martinho da Vila quer fazer parte disso. O presidente de honra da Azul e Branca não esteve presente na festa da posse da nova diretoria da agremiação, mas garante que este é um momento marcante para a escola do coração. Sem ter desfilado no Carnaval deste ano, o cantor revelou ao DIA na Folia que a nova gestão é responsável por promover um grande reencontro de sua rotina com a escola do bairro de Noel.

Figura emblemática da Vila%2C Martinho garante que terá relação mais intensa com a escola%3A 'Dentro por inteiro'Divulgação

"Sambar na Avenida de azul e branco" será muito mais que o papel do baluarte, que não poupará esforços para abraçar todo o projeto da diretoria da presidente Elizabeth Aquino, a Dona Beta. Feliz com a era de renovação da escola, Martinho garante que a expectativa é de colocar a agremiação de volta entre as melhores do Carnaval e, agora, sob a gestão da mandatária que ele já havia sonhado em ver no poder.

"Com certeza pretendo estar mais presente, estou por inteiro na Vila Isabel. Já estive no barracão, na quadra... Estou participando diretamente em tudo e vou trabalhar bastante pela escola. É um momento muito festivo e promissor para a nossa escola. A Beta está há muitos anos na Vila e, uma vez, eu já tentei coloca-lá como presidente, mas ela não quis. Estou muito feliz e empolgado com essa fase que estamos vivendo", comentou.

A rotina mais ligada à escola, no entanto, não deve fazer Martinho voltar às disputas de samba. Após participar da composição do samba campeão de 2013, ano do último título da escola, o músico garante que os projetos na escola do coração são outros. E um grande objetivo pode ser realizado no Carnaval de 2016: ""Não vou fazer samba-enredo não. Eu praticamente já parei com essa parte. Já fiz muito, disputei muito, mas agora gosto de trabalhar com outras partes".

Uma das coisas que mais tem sido exaltada pela nova diretoria é o resgate de algumas pessoas e características do passado da Vila Isabel. Martinho, por sua vez, já admite ver um avanço no projeto desde que Beta foi eleita como presidente e revela que o fato é uma grande essência dos componentes da escola.

Martinho festeja chegada de Beta à presidênciaDiego Mendes / Divulgação

"Com a chegada da Beta muita gente que estava afastada já se achegou, então acho que as coisas vão funcionar muito bem. Não sei o motivo em si de muitos terem se afastado, acho que era a forma como a direção antiga atuava. Não sei dizer muito bem... O pessoal da Vila gosta muito de quem é da área. Não que precise morar em Vila Isabel, mas que tenham uma tradição ali dentro", disse Martinho, que revelou o desejo de reencontrar um antigo amigo mais presente na agremiação.

"Eu gostaria de ver o Jaiminho, que foi diretor de harmonia, reintegrado à escola. Ele não tem desfilado. Foi uma pessoa importante e acho que deveria voltar. Ele não precisa ser o diretor novamente, até porque o Décio é incrível no que faz. Mas ele é uma das figuras emblemáticas da Vila Isabel e gostaria de encontrá-lo novamente lá", revelou.

Músico prepara enredo para 2016

A ligação mais próxima já havia sido indicada quando Martinho marcou presença no dia das eleições da Vila Isabel. O cantor chegou a subir no carro de som para celebrar a aclamação de Beta enquanto a escola fazia uma grande festa na rua. O projeto principal, no entanto, está guardado para o Carnaval de 2016, quando o presidente de honra pretende ser o autor do enredo da agremiação.

"Gosto muito de trabalhar criando enredos e já estou preparando um tema para 2016. Vou ficar trabalhando essa ideia neste ano e farei questão de apresentá-la para a escola depois do desfile de 2015", revelou.

A ideia por um enredo de própria autoria chegou a ser cogitada para o Carnaval de 2015, mas uma conversa com o amigo Max Lopes fez Martinho desistir do projeto. Segundo ele, a homenagem ao maestro Isaac Karabtchevsky é uma promessa de grande espetáculo da Vila no desfile do ano que vem.

"O enredo escolhido é muito bom. Eu tinha um outro tema para apresentar, mas nem coloquei em jogo quando conversei com o Max. Ele é um carnavalesco profissional e que tem a Vila Isabel como escola do coração. Além de estar emocionado com o retorno à escola, ele também está muito apaixonado por esse enredo. Acho que será um trabalho marcante que será levado para a Sapucaí", contou.

Empolgado%2C Martinho da Vila compareceu às eleições e vibrou com aclamação de Beta e do vice Luciano Diego Mendes / Divulgação

Homenagem na quadra e show em pauta

Mesmo sem poder comparecer à festa de posse da nova diretoria, no último sábado, Martinho fez questão de ir até a quadra da escola um dia antes do evento. Foi nesta hora que o presidente de honra se deparou com a grande homenagem preparada pela escola no novo espaço cultural da agremiação. Com o rosto imortalizado na parede da quadra, o cantor garante que a emoção tomou conta quando avistou a surpresa preparada pela nova presidente.

"Achei muito legal quando vi. Não sabia o que estavam preparando. Eles haviam dito que iam fazer umas coisas que me agradariam demais. Como não podia ir no dia da posse em razão de um show em São Paulo acabei indo na véspera. A ideia era dar uma averiguada no andamento das coisas e vi que está tudo caminhando muito bem. Gostei muito de ver essa homenagem a grandes nomes da Vila Isabel. Modéstia à parte, até a minha eu acho justa. Dediquei mais da metade da minha vida à essa escola", analisou.

A ideia, no entanto, é fazer um reencontro especial com a reformulada quadra da Vila. Martinho admite que já prepara um grande show para celebrar o momento da escola do coração, fato que chegou a ser cogitado já para o evento do sábado passado.

"Não há dúvidas que quero muito fazer um show na quadra. Era para ter acontecido já no dia da posse, mas eu estava compromissado. Pode ter certeza que, em breve, estarei fazendo um grande espetáculo na Vila Isabel", revelou.

Martinho esteve na quadra e se emocionou com homenagem preparada pela Vila Isabel%3A 'Muito feliz'Reprodução Internet

Antiga diretoria não é crucificada

Estar feliz com a nova diretoria da Vila Isabel não significa que Martinho crucifique o antigo poder da escola. Mesmo com os problemas financeiros e as dificuldades encontradas no Carnaval de 2014, o cantor admite que as gestões da Família Alves tiveram grande importância para a Azul e Branca. O momento, contudo, pedia uma renovação.

"A Vila não estava mal. A direção que estava lá foi muito importante. Cheguei a trabalhar com eles e conseguimos colocar a escola muito competitiva. Mas é bom ter uma mudança. Posso dizer que até já estava na hora", disse Martinho, que admitiu ter se chocado durante o desfile deste ano.

"Fiquei numa tristeza muito grande. Não desfilei, mas estava assistindo ao desfile. Quando eu vi deixei passar um pouquinho e desliguei a televisão. Pensei: 'caramba, a Vila se ferrou'. No dia da apuração vibrei muito. Nunca havia comemorado tanto um décimo lugar", finalizou.

Você pode gostar