Por daniela.lima

Rio - Um é fundador da Imperatriz Leopoldinense, o outro está na Portela há 46 anos e carrega a agremiação de Madureira no nome. Ambos têm 82 anos e uma vida dedicada ao samba. Zé Katimba e Noca da Portela são amigos há mais de 50 anos e ostentam o título de ser os mais velhos compositores de samba-enredo carioca, mas nunca haviam parado para compor um samba juntos. Há cerca de duas semanas, eles resolveram encerrar de uma vez por todas esse jejum e o samba, batizado de ‘Corpo e Alma’, está quase pronto. 

Amigos há 50 anos%2C Zé Katimba e Noca da Portela estão escrevendo os versos do samba ‘Corpo e Alma’João Laet / Agência O Dia


Num encontro inusitado e inesperado na casa de Noca da Portela no fim da tarde de ontem, os compositores adiantaram com exclusividade para O DIA os primeiros versos da parceria: “O samba é o lenitivo da nossa dor/ Se não fosse o samba não seria o que sou/ Eu não seria o Noca nem ele o Zé Katimba/ O samba é o alimento do meu corpo e minha alma, ameniza o meu sofrimento, me acalenta e me acalma.”

Coincidência ou não, os sambas que eles compuseram este ano, cada um para a sua respectiva escola, venceram a disputa nas quadras e vêm sendo considerados os dois melhores do Carnaval de 2015.

“Nós, com essa idade toda, conseguimos ganhar nas nossas agremiações. Engraçado é que tanto os meus parceiros quanto os dele são todos jovens. Os mais velhos poderiam ser nossos filhos e os mais jovens, nossos netos”, comenta Noca.

Zé Katimba lembra que o que eterniza a Velha Guarda são os jovens que vão chegando e a troca de vivências. “Eu e Noca somos os mais velhos e quando nós temos essa visão e sabedoria de nos unirmos aos mais novos, pegando essa força e essa garra da juventude e passando nossa experiência para eles, o resultado é muito positivo”, conclui o baluarte da Verde e Branca de Ramos. “Nosso temor é que estamos ficando velhos. Onde estão os outros Zé Katimba ou Noca da Portela?”, questiona Noca. Os amigos, que vão se confrontar na Avenida, pelo menos, no quesito amizade, levam nota 10.

Você pode gostar