Por thiago.antunes
Rio - Nos holofotes da Marquês de Sapucaí, quem ganha destaque especial são os artistas. É neles que os flashes disparam e por eles, o público vai ao delírio. Neste Carnaval, a Unidos do Viradouro, de volta à elite do samba, lidera o ranking das escolas com maior número de personalidades, no total de 18. A Grande Rio, conhecida por ser palco de grandes estrelas, está entre as agremiações que menos levarão celebridades. E a São Clemente é a única que não terá famosos entre os componentes.
Do craque de futebol Andrade até o humorista Paulo Gustavo, a Viradouro tem orgulho de levar mais de uma dezena de personalidades para Sapucaí. “Estamos muito felizes com a participação de tantos nomes de peso. Buscamos convidar destaques de todos os segmentos”, comentou o presidente Gusttavo Clarão.
Atrás da vermelho e branco de Niterói, a Imperatriz escalou um time de peso para seu ‘Axé Nkenda’ neste Carnaval. Os convites foram preferencialmente para os negros, como uma forma de homenagear a raça.
Claudia Leitte desfilou no domingo com protetor auricular. A escola alegou que o uso é para proteção%2C por causa do ‘barulho’ da bateriaCacau Fernandes / Agência O Dia

“Sou a favor do artista no desfile quando ele representa o enredo e não para ficar dando tchau na Avenida. Neste ano, todos os convidados foram escolhidos para exaltar a negritude”, explicou o carnavalesco Cahê Rodrigues. A escola terá diversas personalidades, como a jornalista Glória Maria, a viúva de Abdias do Nascimento, Elisa Larkin o Tinga, jogador do Cruzeiro que foi vítima de racismo em campo.

Publicidade
A Grande Rio, que conhecida como a agremiação dos famosos, não quer mais o rótulo. “Estamos investindo na comunidade. Hoje, os artistas que desfilam na agremiação só continuam por conta do comprometimento com a escola”, apontou o diretor de carnaval Ricardo Fernandes. A Mangueira segue o lema. “Nossa estrela é nosso povo”, completou Junior Schall, diretor da verde e rosa.
Claudia Leitte protege ouvido contra bateria
Publicidade
Entre as famosas que prometem causar na Sapucaí, a rainha de bateria da Mocidade, Claudia Leitte, foi alvo de polêmica no domingo, durante o ensaio técnico da agremiação. A cantora de axé foi flagrada usando protetor auricular enquanto desfilava pela Marquês de Sapucaí . A Mocidade esclareceu que, por ser cantora, Claudia precisa ter cuidados com a audição, já que ela tem uma intensa agenda de shows e o som da bateria é muito alto.
Rainha de bateria da Mangueira, Evelyn Bastos diz que é uma questão de hábito e intimidade com o samba. “Estou no mundo do samba há muito tempo. Ouço som de bateria desde os quatro anos de idade, então, para mim, é ótimo. Mas claro que é alto e, acho positivo para ela usar o protetor, já que se trata de uma medida para proteger o trabalho dela de cantora”, avaliou.
Publicidade
Primeira rainha da mesma Mocidade Independente onde hoje reina Claudia Leitte, Monique Evans afirmou que nunca usou protetor. “Eu queria mais é escutar a bateria”. “É normal este cuidado com a audição porque ela é cantora”, contou Ana Paula Evangelista, da Unidos da Tijuca. A Mocidade informou que Claudia mandou fazer a proteção para os ouvidos especialmente para usar no desfile, com as cores da escola.
Viradouro
Publicidade
Dezoito personalidades vão representar o enredo sobre os negros: os atores Ailton Graça, Lázaro Ramos, Milton Gonçalves, Jorge Coutinho, Fabricio Boliveira, Babu Santana, Nando Cunha, Lica Oliveira, Elisa Lucinda e Dhu Moraes; o apresentador Alexandre Henderson; a dançarina Carol Nakamura; o humorista Paulo Gustavo; a cantora Paula Lima; o atleta Robson Caetano; os ex-craques do Flamengo Adílio e Andrade e o atleta de Taekwondo Diogo Silva.
Imperatriz
Publicidade
No elenco da Imperatriz, que levará para Avenida o Axé Nkenda, vão desfilar as jornalistas Glória Maria e Sandra Almada; os atores Elisa Lucinda, Adriana Lessa, Isabel Filardis, Dani Ornellas, Maria Biah e Vinícius Romão; o líder religioso Ivanir dos Santos; o político Carlos Alberto de Oliveira, o Caó; a viúva de Abdias do Nascimento, Elisa Larkin; o cantor Elymar Santos e o jogador do Cruzeiro Tinga.
A jornalista Glória Maria esteve na quadra da Imperatriz domingoCacau Fernandes / Agência O Dia

Salgueiro

A vermelho e branco vai para Sapucaí com enredo sobre sabores com os atores Eri Johnson, Alexandre Nero, Rafael Losso, Roberto Birindelli, Paulo Vilhena, Leandra Leal, Dani Barros, Lília Cabral e Andrea Horta e o ex-jogador Edmundo.

Portela
Publicidade
Com a homenagem aos 450 anos do Rio, a agremiação entra no Sambódromo com grandes nomes: a atriz Gloria Pires; as cantoras Roberta Sá, Maria Rita; o ator Ailton Graça e os cantores Paulinho da Viola, Diogo Nogueira e Carlinhos Brown.
Beija-Flor
Publicidade
A azul e branco de Nilópolis levará a atriz Claudia Raia e os atores Jorge Coutinho, Milton Gonçalves e Edson Celulari com o enredo sobre a Guiné Equatorial.
Unidos da Tijuca
Publicidade
Três personalidades vão representar a escola na Avenida com o enredo sobre a Suiça: a atriz Ana Paula Evangelista e as atletas do vôlei Adenizia e Thaísa.
Mocidade
Publicidade
A agremiação de Padre Miguel terá as atrizes Monique Evans e Dill Costa no desfile sobre o último dia do mundo.
Vila Isabel
Publicidade
Os cantores Martinho da Vila e Mart’nália vão para Avenida com enredo sobre o maestro Isaac Karabtchevsky.
Mangueira
Publicidade
A verde e rosa terá a presença das cantoras Alcione, Lecy Brandão e Rosemary; o cantor Benito Di Paula e os atores mirins JP Rufino e Mel Maia com desfile sobre mulheres.
Grande Rio
Publicidade
Com enredo sobre cartas, a escola terá as atrizes Paloma Bernardi, Antônia Fontenelle, Josi Campos, Joana Machado e Thaila Ayala
Publicidade