E essa longa jornada começa agora, no embalo da maior festa da cidade, que atrai gente de todo o mundo para o Rio: o Carnaval. “Além de ser o momento em que deixamos o estresse de fora, Carnaval, para nós é um negócio inquestionável”, garante Alves, que destaca a importância da folia para o Rio. “A cidade precisa do Carnaval como receita, geração de emprego, visibilidade para o mundo. Então, nosso papel é dar mais apoio e projeção, para quem não veio agora, venha no próximo ano. Ou em outras épocas”, explica ele, prevendo que o Carnaval deste ano, cujo orçamento foi de R$ 56,5 milhões, gere receita superior a R$ 3 bilhões.
Hoje, Alves é especialista em marketing, mas no passado já foi bamba. “Era ritmista da Mocidade (Independente de Padre Miguel, sua escola de coração), tocava rip-nic. Nos meus 21, 22 anos, ia para o ensaio todo sábado, com o maior prazer, com o maior amor”, lembra. Para ele, a folia não é nenhum mistério. “Conheço o Sambódromo na palma da mão. Desfilei na Mocidade, Rocinha, Beija-Flor. Trabalhei no Carnaval 15 anos seguidos, produzindo camarotes. Carnaval está no meu sangue!”, conta.
Entretanto, para Alves, este ano não vai ser igual àquele que passou. Em vez de farra, trabalho. “Até porque estou recebendo muitos convidados estrangeiros e nacionais, presidentes de companhias aéreas, grandes redes de hotéis, de empresas que querem investir no Rio, através do patrocínio de grandes eventos. Este é o meu papel: recebê-los para que se encantem com a cidade e façam negócios aqui. Eu sou o grande anfitrião”.
Rio vai abraçar São Paulo
O presidente da Riotur vai ampliar as campanhas para atrair cada vez mais os turistas domésticos para o Rio de Janeiro. Este segmento gerou receita de R$ 9,1 bilhões em 2015. “O turista que está em Salvador, Florianópolis, em Gramado, vai tropeçar na marca e belezas do Rio de Janeiro. Vamos fazer uma comunicação muito imponente”, anunciou.
Marcelo Alves, no entanto, dedica um carinho especial aos paulistas. E não é para menos. É de São Paulo que vem o maior fluxo de turistas nacionais. “’Vem pro Rio’ é a mensagem aos amigos de São Paulo. Estamos de braços abertos para recebê-los”, afirmou.
No verão e Carnaval de 2016, a participação dos turistas de São Paulo foi de 25,7% em relação ao fluxo doméstico de 1,026 bilhão para o período, totalizando cerca de 264 mil viajantes. Para este ano, a estimativa é que a quantidade de turistas paulistas cresça 5%.
Menos blocos, mais palcos