Por luana.benedito

Rio - Um milhão e trezentas mil pessoas pularam o Carnaval de rua na capital fluminense, a maior concetração de foliões foi no Centro e em Copacabana, na Zona Sul do Rio. De acordo com a Riotur, órgão de turismo da prefeitura, 800 mil foliões passaram pelo desfile do mais tradicional bloco da cidade, o Cordão da Bola Preta, que começou por volta das 10 horas, no Centro. Já o Bloco da Favorita arrastou 500 mil de pessoas na Avenida Atlântica, na orla de Copacabana.

Desfile desse ano homenageou Pixinguinha%2C que saia no bloco que comemora 100 anos em 2018Reprodução/Facebook

Segundo a Riotur, 78 blocos desfilam pelas ruas do Rio no sábado de carnaval. À tarde, ainda são aguardados os desfiles de blocos tradicionais, como a Banda de Ipanema, que sairá às 17h30, e o Bloco do Barbas, fundado pelo jornalista Nelson Rodrigues Filho, filho do cronista e dramaturgo, que desfilará em Botafogo, às 15 horas.

O desfile do Bola Preta terminou por volta de 14 horas. O bloco tem como porta-estandarte a atriz Leandra Leal. A rainha é a cantora Maria Rita. Já o cantor Neguinho da Beija-Flor foi um dos cantores das marchinhas tradicionais tocadas pelo bloco. De acordo com a Riotur, equipes do Programa Lixo Zero, da Comlurb, a empresa municipal de limpeza urbana, multaram 88 foliões no desfile no Centro, 12 pessoas por jogar lixo no chão e 76, por urinar nas ruas.

Por volta das 9 horas, o movimento de foliões já era grande na concentração do Bola Preta, na Rua Primeiro de Março, uma das principais via do Centro. Foliões usavam a tradicional camisa do bloco, branca com as bolas pretas, desta vez, na versão comemorativa que festeja os 99 anos de fundação do Bola Preta. Foi o caso de Francisco Antunes, de 68 anos, que frequenta o bloco desde jovem. "O desfile do Bola é perfeito, os músicos são ótimos e aqui eu encontro muitos amigos", disse o servidor público aposentado.

Rogério Amaro, de 28 anos, que estava com um grupo de amigos vestidos de índio, disse que o Bola Preta seria apenas o primeiro bloco da jornada do primeiro dia de carnaval. "A gente quer ir a mais três blocos depois daqui. É só todo mundo aguentar o ritmo para a gente não perder ninguém", disse.

As amigas Larissa Costa, de 24 anos, e Camila Pinheiro, de 26 anos, foram ao bloco vestidas, respectivamente, de Mulher Maravilha, uma das fantasias mais vistas no bloco, e de noiva. "Chegamos cedo para conseguir uma posição boa, mas daqui a pouco fica tudo lotado e quase não dá mais para andar", disse Larissa, ainda na concentração. "O bom é que hoje não está o calor da semana passada. Tudo perfeito", completou Camila.

O sábado de carnaval amanheceu nublado, depois de vários dias de sol e calor no Rio. Por volta das 10h30 fazia 26 graus Celsius. A máxima prevista para o sábado é de 33 graus, com 80% de probabilidade de chuva, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Com um público diferente, adepto ao funk e músicas pop, o Bloco da Favorita lotou a Avenida Atlântica, em Copacabana. As atrizes Juliana Paes e Bruna Marquezine participaram do evento. Houve confusão quando foliões pressionaram o cordão de isolamento feito por seguranças no bloco e a Guarda Municipal precisou agir

Em Santa Teresa, o bloco Céu na Terra, famoso pela criatividade das fantasias, começou a reunir foliões em Santa Teresa por volta das 6 horas. Um grupo se fantasiou como os bondinhos amarelos que ainda circulam pelo bairro e alguns foliões pediram a saída do presidente Michel Temer. Segundo a Riotur, os organizadores do Céu na Terra esperavam que pelo menos 10 mil pessoas comparecessem ao desfile.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Você pode gostar