Por bferreira

Rio - Em uma Terça-Feira bem Gorda, 85 blocos brincaram no último dia tradicional do Carnaval. Os foliões apinharam as ruas nos gigantes Banda de Ipanema, na Praça General Osório, e na Orquestra Voadora, no Aterro do Flamengo. A Rocha da Gávea; Vagalume o Verde, no Jardim Botânico; Carmelitas, em Santa Teresa; Largo do Machado Mas não Largo do Copo, no Catete; e Rio Maracatu, no Leme, também arrastaram massas de gente. E a festa não termina: hoje tem mais cortejos de nove blocos.

Foliões brincavam em clima familiar no Bagunça meu Coreto%2C na Praça São Salvador%2C em LaranjeirasSandro Vox / Agência O Dia

Chamou a atenção a quantidade de foliões que faziam refrões improvisados com mensagens de “Fora Temer”, não só no Rio, mas em diversos estados. Grupos de fantasiados e manifestações individuais em meio a blocos.

O Bagunça meu Coreto, na Praça São Salvador, brincou de manhã com clima familiar. Lá, se destacavam duas figuras de papelão por cima da multidão. Eram réplicas dos noivos Thiago Uchoa, 34 anos, e Fernanda Lanzana, 33. As versões de carne e osso, não eram difíceis de achar. Os dois comemoravam um mês de casados.

"É bom pra ela, que não me perde na galera”, brincou Thiago, que conheceu a mulher em outro bloco, o Sovaco de Cristo, há 12 anos. “Conheci ela e mais meia dúzia”, riu ele.

O Vamo ET, na Praça Luís de Camões, tinha ambiente descontraído. Um folião subiu no ‘cabeção’ de Getúlio Vargas e até um grupo pulava corda. Sósia do guitarrista do Rolling Stones Keith Richards, o artista plástico Roberto Precioso, 52, tirava fotos com fãs. O veterinário Gabriel Queiroz fez 32 anos ontem. Para comemorar, ele foi seu próprio bolo de aniversário, em fantasia que chamava a atenção. “Meu presente é ter meus amigos aqui”, contou.

ANJINHO LINDO

Do outro lado da passarela, no Aterro, a Orquestra Voadora começou seu cortejo às 16h, como uma empresa bem gerida. Laura Barcellos, 4 anos, encantava os vizinhos da plateia vestida de anjinho. “Ela adora Carnaval e ama dançar”, disse a mãe coruja, Larissa, de 25 anos.

No grito de guerra da agremiação, marcada pelos 115 ‘pernaltas’, protestos contra o presidente Michel Temer, o governador Luiz Fernando Pezão, a venda da Cedae e a precariedade da Uerj. O coletivo feminista Todas por Todas alertou contra o assédio sexual em discurso ovacionado.

SAEM HOJE

Ainda Aguento, Praia da Engenhoca, Ilha do Governador, 10h.
Banda do Village, R. Luis Sá, Portuguesa, 14h.
Apuração dos Embaixadores da Folia, Av. Gomes Freire, Lapa, 14h.
Chave de Ouro, R. Adolfo Bergamini, Engenho de Dentro, 14h.
Planta na Mente, Arcos da Lapa, 14h.
Batuque das Meninas, L. do Machado, 16h.
Guri da Merck, Praça da Merck, Taquara, 16h.
Os filhos da P!, em frente à PUC, Gávea, 16h.
Bangay Folia, R. Barão de Capanema, Bangu, 17h.

Você pode gostar