Ouça os sambas-enredos de todas as escolas do Grupo de Acesso

As 13 agremiações da Série A já definiram seus sambas; algumas optaram por encomendar as composições

Rio - Faltando seis meses para o Carnaval, todas as escolas do Grupo de Acesso já escolheram os sambas que levarão para a Marquês de Sapucaí. Ao contrário do Grupo Especial, onde só Grande Rio e Tuiuti já têm seus hinos, as 13 agremiações da chamada Série A agora se preocupam em fazer os sambas-enredos caírem na boca do povo, e principalmente, dos membros de suas comunidades.

O método de escolha dos sambas variou como nunca. Parte das escolas optou em encomendar as composições, consolidando uma tendência que vem acontecendo nos últimos anos e que atingiu até o Grupo Especial, com a Tuiuti. Outras agremiações optaram pela tradicional disputa em suas quadras. No último final de semana, as últimas escolas realizaram as finais dos concursos e encerraram o período. Agora, é só aprender a melodia, decorar a letra e soltar a voz!

Ouça os sambas do Grupo de Acesso de 2018:

- Escolas de sexta-feira

Abrindo o carnaval como a primeira a pisar na Avenida, na sexta-feira de carnaval, a Unidos de Bangu terminou a disputa do samba-enredo no último fim de semana, com vitória da parceria de Diego Nicolau, Dudu Senna, Richard Valença, Renan Diniz, Orlando Ambrósio, Rafael Tinguinha, Rafael Prates, André Kaballa, Marcio de Deus, Washington Motta e Ivan Câmara. A agremiação contará “A travessia da Calunga Grande e a nobreza negra no Brasil”, projeto do carnavalesco Cid Carvalho.

 

O Império da Tijuca foi outra que encerrou a disputa neste fim de semana. Com o enredo "Olubajé - Um Banquete Para o Rei", montado pelos carnavalescos Jorge Caribé e Sandro Gomes, a escola levará para a Sapucaí o samba de Márcio André, Elson Ramires, Nuia Oliveira, Paulo Lopita 77 e Samir Trindade. A tradicional agremiação do Morro da Formiga será a segunda a desfilar na sexta-feira.

Do outro lado da Baía de Guanabara, a Acadêmicos de Sossego preferiu encomendar seu samba aos compositores Felipe Filósofo, Ademir Ribeiro, Sérgio Joca, Orlando Ambrósio, Macaco Branco, Mário da Vila Progresso, Pacote, Xandinho Nocera, Fabio Borges, Ivan Câmara e Bertolo. Com o enredo "Ritualis", do carnavalesco Peterson Alves, será a terceira a desfilar na sexta de carnaval.

Ainda do "lado de lá da Ponte", mas em São Gonçalo, a Porto da Pedra, que falará sobre "Rainhas do Rádio - Nas Ondas da Emoção, o Tigre Coroa as Divas da Canção!", escolheu seu samba no sábado. Quarta a desfilar na sexta-feira de Carnaval, a escola do carnavalesco Jaime Cezário levará para a Avenida o samba de Bira, Oscar Bessa, Duda Sg, Márcio Rangel, Alexandre Villela, Guilherme Andrade, Adelyr, Bruno Soares e Rafael Raçudo.

Mantendo a tradição dos últimos anos, a Renascer de Jacarepaguá encomendou o samba a Cláudio Russo e Moacyr Luz para falar de "Renascer de flechas e de lobos", dos carnavalescos Raphael Torres e Alexandre Rangel. A Vermelha e Branca do Tanque será a quinta a desfilar na sexta-feira de carnaval.

Também neste fim de semana, a Estácio de Sá, que terá o enredo "No pregão da Folia, sou Comerciante da alegria com a Estácio boto banca na avenida", do carnavalesco Tarcísio Zanon, escolheu o samba de Alexandre Naval, Filipe Medrado, Luiz Sapatinho, Pelé, Thiago Sousa, Márcio de Deus e Diego Tavares. A Vermelha e Branca campeã do Grupo Especial de 1992 será a sexta e última escola a desfilar na sexta-feira de carnaval.

- Escolas de sábado

A Alegria da Zona Sul também abriu mão da disputa e deu a Samir Trindade, Telmo Augusto, Fernandão, Girão, Marco Moreno, Marcelão e Thiago Meiners a reponsabilidade do samba. O enredo "Bravos Malês! A saga de Luiza Mahin" está sendo feito pelo carnavalesco Marco Antônio Falleiros. A escola abre os desfiles do sábado.

A Acadêmico de Santa Cruz, segunda a desfilar no sábado, levará para a Sapucaí o enredo "No voo mágico da Esperança, quem acredita, sempre alcança", do campeoníssimo carnavalesco Max Lopes. O samba será o da parceria de Preguinho, Tatiane Abrantes e Claudio Mattos, escolhido na disputa que terminou neste fim de semana.

A Viradouro, com o enredo "Vira a Cabeça, Pira o Coração – Loucos Gênios da Criação", de Edson Pereira, encerrou as disputas em agosto, consagrando o samba de de Zé Glória, William Lima, Gugu Psi, Lico Monteiro, Lucas Neves, Matheus Gaúcho e Lucas Macedo. A Campeã do Grupo Especial de 1997 será a terceira a se apresentar na noite de sábado.

A Acadêmicos da Rocinha foi uma das primeiras a escolher o samba, de autoria de Márcio André, Marquinhos do Armazém, Amaury Cardoso, Ronaldo Nunes, Rafael Prates, Flavinho Segal, Anderson Benson e JR Vidigal. Com o enredo "Madeira Matriz", pensado pelo carnavalesco Marcus Ferreira, a escola da Zona Sul será a quarta a desfilar no sábado de carnaval.

Outra que finalizou a disputa neste fim de semana foi a Acadêmicos de Cubango. A Verde e Branca de Niterói consagrou a parceria de Gabriel Martins, Bello, Wagner Big, Junior Fionda, Marcio André Filho, Jairo e Gigi da Estiva. A escola terá como enredo "O Rei Que Bordou o Mundo", dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora e será a quinta a desfilar no sábado.

Também coube ao badalado Cláudio Russo, dessa vez ao lado de André Diniz, escrever o samba da Inocentes de Belford Roxo. A escola da Baixada traz o enredo "Mojú, Magé, Mojubá - Sinfonias e batuques", de Wagner Gonçalves e será a sexta a se apresentar no sábado de carnaval.

Seja na disputa ou na encomenda, só deu Cláudio Russo. O compositor ganhou, neste fim de semana, o concurso na Unidos de Padre Miguel, escola que fechará os desfiles do Grupo de Acesso de 2018. A parceria vitoriosa foi com Xande de Pilares, W. Corrêa, Ribeirinho, Alan Santos, Tominho do Trayler, Carlinhos do Mercadinho, Cabeça do Ajax e Jefinho Rodrigues. O enredo "Eldorado submerso: Delírio tupi-parintintin" é organizado pelo carnavalesco João Vitor Araújo.


Relacionadas

    Comentários

    Mais lidas

      Escolha do Editor

        Newsletter

        Receba gratuitamente o melhor conteúdo de O DIA no seu e-mail e mantenha-se muito bem informado

        • Anuncie também pelo DIAFONE(21) 2532-5000
        Anuncie