Luis Carlos Magalhães, presidente da Portela, com Rosa no primeiro lançamento - Diego Mendes
Luis Carlos Magalhães, presidente da Portela, com Rosa no primeiro lançamentoDiego Mendes
Por O Dia

Rio - A carnavalesca, cenógrafa, figurinista e diretora de arte Rosa Magalhães, um dos trunfos da Portela para o Carnaval 2019, vai promover uma sessão de autógrafos de seu novo livro, "E vai rolar a festa...", na Cidade do Samba, nesta terça-feira (11), às 19h.

A obra é um relato sobre sua experiência de criar e produzir a festa de encerramento da Olimpíada Rio 2016 e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007 - pelo qual ganhou o Emmy de Melhor Figurino - desde a seleção até o fim do espetáculo, com seus desafios e resultados.

Desenhos, plantas, croquis, perspectivas e fotos de making off e dos espetáculos prontos ajudam a contar ao longo das 180 páginas um pouco dessa história que é também nossa, uma vez que o livro é um importante registro material de nossa cultura e do nosso processo criativo, tão celebrado mundo afora.

"Depois de ter feito a festa da abertura dos Jogos Pan-Americanos, fui arrumar o escritório e arquivar o material do projeto. Fui revendo as etapas, o trabalho que havia sido descartado, o que havia sido aproveitado, fotos, recortes de jornais... Era tanta coisa que fiz um projeto para um livro. Visitei alguns possíveis candidatos a patrocinadores, depois, sem nenhum resultado positivo, acabei guardando a maquete numa gaveta, e lá ficou esquecida por quase dez anos. Com a criação da festa de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, acabei mexendo nos desenhos guardados e lá estava aquele protótipo de livro. Achei que poderia retomar o projeto já quase que esquecido. Foi quando surgiu um patrocínio, e aí esta o livro. Corta daqui, aumenta dali, e acredito que a leitura ficou agradável, os desenhos ilustram o texto, indo desde a ideia mais simples até a sua execução. Espero que os leitores gostem", diz Rosa, que será a responsável pelo desfile da Portela em 2019, quando a escola homenageará a cantora Clara Nunes.

O primeiro lançamento aconteceu no tradicional restaurante La Fiorentina, no Leme, no último dia 27, com a presença do presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, do presidente da Liesa, Jorge Castanheira, e de diversas outras personalidades. O prefácio é de Paulo Costa, grande incentivador do livro, e doutorando em economia na Universidade de Harvard. O texto da contracapa é da escritora, museóloga e tradutora Maria Luiza Newlands.

Oito vezes campeã do carnaval carioca, a artista já atuou nas escolas de samba Beija-Flor, Império Serrano, Tradição, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, União da Ilha, Vila Isabel, Mangueira e São Clemente.

Além das vitóras na Sapucaí e dos 12 Estandartes de Ouro (Jornal O Globo), seus principais prêmios são o Emmy de Melhor Figurino, pela abertura Jogos Pan-Americanos; dois prêmios MinC; prêmios Carlos Gomes; Ordem do Mérito Cultural; e Medalha de Prata, oferecida pelo governo da Áustria. Seus livros anteriores foram "Fazendo Carnaval" (Ed. Nova Aguilar) e "O inverso das origens", junto com Maria Luiza Newlands (Ed. Nova Terra).

Serviço:

Segundo lançamento do livro "E vai rolar a festa...", de Rosa Magalhães

(Editora Nova Terra, 180 páginas, R$ 40)

Local: Cidade do Samba

Endereço: Rua Rivadávia Correia 60, Gamboa, Zona Portuária. Entrada também pela Avenida Binário do Porto

Data: Terça-feira, dia 11 dezembro

Hora: 19h

Entrada franca

OBS: O evento será no quiosque da Amebras (tenda menor da Cidade do Samba).

Você pode gostar