A cantora Preta Gil fez a alegria dos foliões ao comandar o Bloco da Preta, no Centro do Rio, ontem  - Marcio Mercante
A cantora Preta Gil fez a alegria dos foliões ao comandar o Bloco da Preta, no Centro do Rio, ontem Marcio Mercante
Por O Dia

Rio - A menos de uma semana do Carnaval, os cariocas já estão no clima. Cerca de 400 mil foliões aproveitaram este domingo para curtir os blocos nas ruas no Rio de Janeiro. Os mais tradicionais como o Suvaco do Cristo, na Zona Sul, do Bloco da Preta, além do tradicional cortejo do Cordão do Boitatá, no Centro, foram marcados por foliões que usaram as fantasias para fazer críticas políticas. Mais de 40 blocos desfilaram no último dia antes da abertura oficial do Carnaval. No fim de semana, 500 mil foliões caíram na folia. 

Veja imagens dos blocos de rua cariocas neste domingo

As ruas do Jardim Botânico ficaram coloridas com o desfile do famoso bloco Suvaco do Cristo. O samba “O Suvaco do Cristo trepou na goiabeira do milagre do baticum”, de Jerónimo Machado, Mú Chebabi e João Nabuco, traz menção ao episódio da ministra das Mulheres, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, que disse, durante um culto evangélico que viu Jesus Cristo em cima de um pé de goiaba, aos 10 anos, quando pensou em se matar.

Temas atuais, como o terraplanismo e aquecimento global foram abordados. O caso Queiroz e as denúncias de candidaturas laranjas do PSL também foram lembradas por foliões.

O Cordão do Boitatá tomou as ruas do Centro do Rio com o tema liberdade e o prefeito da cidade, Marcelo Crivella, foi alvo de críticas.

Comemorando 10 anos, o Bloco da Preta saiu da Rua Primeiro de Março e foi até a Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio. Preta Gil aproveitou a ocasião para fazer a gravação de um clipe no meio do cortejo, da música "Penta", composta pelo primo dela, Moreno Veloso.

"Quando comecei o bloco, há dez anos, jamais poderia imaginar que tomaria essa proporção. É o maior prazer comemorar com o povo todo", afirmou Preta.

Gretchen foi a 'memedrinha' do Bloco da Preta, no Centro do Rio, neste domingo - Marcio Mercante / Agencia O Dia

Pela primeira vez no bloco, Gretchen cantou e ganhou faixa de memedrinha, a rainha dos memes. "Fiquei muito feliz com esse convite porque sou apaixonada pela Preta".

Em um momento marcante, a artista cantou ao lado do filho, Francisco Gil. Os dois se emocionaram em cima do trio elétrico.

Entre os convidados, estavam Carolina Dieckmann, como a musa do bloco, Fernanda Paes Leme, David

Brazil, o maquiador Fernando Torquatto, a youtuber Thaynara OG, Luísa Sonza e Gominho, que pelo nono ano vem como Rei Momo.

No trio elétrico do Fogo e Paixão, que, de acordo com organizadores, reuniu 25 mil pessoas no Largo do São Francisco de Paula, no Centro, a cantora Fafá de Belém se apresentou. O bloco, que completa nove anos este ano, veio para a folia este ano com o tema 'Brega é cultura, cultive com amor'.

Após as passagens dos blocos, a Comlurb recolheu 57 toneladas de resíduos. A companhia atuou com 733 garis e 119 agentes de limpeza urbana. Já as equipes do Lixo Zero aplicaram 111 multas, com infrações como de foliões flagrados urinando em vias públicas e descarte irregular de pequenos resíduos. Em todo o fim de semana, a Comlurb recolheu 100,7 toneladas de lixo.

No sábado e domingo, a Guarda Municipal atuou com 5493 homens nos cortejos. Neste domingo, foram realizadas 6 prisões e 4 apreensões em blocos na Zona Sul e Oeste da cidade. Já a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP) rebocou 141 veículos estacionados em locais irregulares; 126 só neste domingo. 

Você pode gostar
Comentários