Mais Lidas
Carnaval

Por que tanta gente desconhece os heróis do enredo da Mangueira?

Mangueira fez enredo quente ao revisar protagonismos da História do Brasil, diz historiador

Por Beatriz Perez

Rio - Durante muito tempo a História do Brasil foi contada por uma versão oficial, baseada em grandes datas comemorativas. O debate sobre os protagonismos brasileiros é recente, conta o historiador Luiz Antonio Simas, que colaborou com o carnavalesco Leandro Vieira. Para ele, o enredo da Mangueira se destaca pela contemporaneidade:“É muito quente”.

Saiba quem são os heróis e heroínas da Mangueira.

A própria educação formal era pautada por efemérides e grandes heróis até pouco tempo, herança do Regime Militar. “A lei que estabelece obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena é muito recente no Brasil. Vem na esteira da Constituição de 1988 e das articulações dos movimentos indígena e negro”, acrescenta.

Para contar a ‘história que a história não conta’, Leandro procurou historiadores para buscar os heróis por trás do retrato. Simas recebeu com surpresa a ideia audaciosa do carnavalesco e trabalhou como linha de diálogo com outros historiadores. “Por muito tempo, as Escolas de Samba eram obrigadas a apresentar temas da História do Brasil. Leandro quis pegar o que foi mais abordado: Descobrimento do Brasil, Independência, Proclamação da República e Abolição e trazer esta outra versão”.

Homenagem a Luís Gama, filho de Luísa Mahin - Alexandre Brum / Agencia O Dia

Autor do Dicionário de História Social do Samba, Simas diz que Leandro Vieira teve o mérito de contar a História sem perder de vista o Carnaval. Antigos heróis foram caricaturados: teve Dom Pedro montado em mula de borracha, Pedro Álvares Cabral como 171 e Deodoro Fonseca, que proclamou a República, com uma coroa, símbolo do Império, na cabeça. “Até às vésperas da proclamação, ele se dizia partidário do imperador. Proclama a República sem grandes convicções, faz um governo confuso e acaba renunciando antes da metade do mandato”, explica a ironia.

Desfile da Mangueira - Alexandre Brum / Agencia O Dia

A professora de História Thais Bastos foi a responsável por escrever o texto sobre a Princesa Isabel que saiu no último carro da escola. Um dos personagens desmistificados no enredo, ela foi representada por um destaque com as mãos manchadas de sangue.

O retrato de Isabel redentora não condiz com a realidade, explica a professora. “Quando ela assumiu o governo no Brasil havia muitas manifestações ligadas aos abolicionistas. O povo negro estava lutando nas ruas. Ela estava sendo muito pressionada. A historiografia mostra, por exemplo, que Isabel retratava os negros de forma pejorativa em cartas”, explica.

Outras representações distorcidas são as do Índio pacífico e do bandeirante como herói desbravador, diz Simas. “A gente tem uma história oficial que não registrou a luta popular. Os bandeirantes eram contratados por elites locais para exterminar quilombos e abafar lutas de resistências indígenas”, conta.

Verde e Rosa levou para Marquês de Sapucaí os livros com histórias recontadas pelos historiadores - Alexandre Brum / Agência O Dia

Thais Bastos ressalta a necessidade de revisar os protagonismos da História brasileira. “Por muito tempo foi contada por vencedores. A gente tem que trazer à tona a perspectiva das pessoas que perderam”, diz. Para ela, ao superar o lado eurocêntrico da História, os estudantes se sentem mais pertencidos. “A gente tem que rever tudo isso para que as pessoas tenham consciência da nossa História”, defende.