Rio - Uma menina que não liga para a vaidade e uma mulher que sabe bem o que quer. Assim é Bruna Linzmeyer, 20 anos, uma atriz à frente de seu tempo. Segura, a intérprete da autista Linda, na novela ‘Amor à Vida’, mostra maturidade ao falar sobre a sua relação com o ator Michel Melamed, 17 anos mais velho, com quem já namora há três. Casamento? Não, isso definitivamente não faz parte dos planos de Bruna.
“Não tenho o sonho de me casar na igreja. Para mim, a relação é construída todos os dias, através da convivência. É conseguir viajar junto, abrir uma garrafa de prosecco pela manhã... O importante são as celebrações diárias”, afirma ela, que posou para a ‘Já É! Domingo’ com roupas de estampas florais, em homenagem à primavera.
Com essa mesma convicção, Bruna comemora a oportunidade de mostrar ao Brasil a realidade dos autistas. “Tem sido um desafio muito grande. É bonito e emocionante poder dar vida a uma pessoa tão especial. Ela é frágil, mas sabe tudo que está acontecendo, mesmo que as pessoas não percebam ou não acreditem. Linda está me ensinando a ter um olhar mais generoso em relação ao outro e a entender que não existe um único ponto de vista”, diz.
Para se preparar para o papel, Bruna visitou instituições que cuidam de autistas, em Florianópolis e no Rio, leu livros e assistiu a filmes sobre o tema. “Comecei a estudar há mais de um ano. Conheci pessoas que levavam uma vida bem próxima do normal e que me ajudaram. Tive contato com uma menina que não falava, mas que se relacionava muito bem e mostrava que estava ligada no que estava acontecendo ao seu redor”, lembra a atriz, empolgada.
Linda entrou numa nova fase na novela das 21h, para a alegria de Bruna. Mais independente, ela vai se envolver com o advogado Rafael (Rainer Cadete). “Existem algumas cenas que caminham para esse objetivo. Não sei se vai ser a paixão da vida da Linda, mas será uma pessoa muito especial. Ela faz tudo de uma forma tão inocente que a gente retoma aos primórdios do amor”, analisa a atriz.
Contracenando pela primeira vez com Fernanda Machado (a Leila) e Sandra Corveloni (a Neide, mãe de Linda), Bruna elogia as parceiras e garante que o clima nos bastidores é de companheirismo. “As cenas mais emocionantes que fiz nessa novela foram ao lado da Fernandinha. Já a Sandra, toda vez que tenho dúvidas, olho para ela e descubro um caminho. É uma atriz muito generosa”, elogia.
E se, atualmente, a personagem de Bruna tem a beleza pouco explorada na TV, o mesmo não aconteceu em trabalhos anteriores. Em ‘Gabriela’, por exemplo, ela mostrou as belas curvas ao interpretar a sedutora Anabela, acendendo o desejo do público masculino. “Me acho sensual, olho para o espelho e gosto do que vejo”, diz, sem falsa modéstia, a moça, que, no momento, não pensa em posar nua.
“Posso mudar de ideia daqui a dez anos, mas agora a resposta é não”. Para manter a paz com a balança, ela é adepta de prática alternativas: faz ioga, dança e caminhadas. “Não vou à academia. Prefiro o lado espiritualizado da ioga e o fato de a dança trabalhar tudo, equilíbrio, desenvoltura, não apenas o corpo. É um bem-estar geral”, comenta.
Antenada, Bruna adora se desviar do que é pré-estabelecido e lançar tendências. Bom exemplo desta vocação se revelou no ano passado, na exibição do primeiro capítulo do remake de ‘Gabriela’, quando ela usou um polêmico batom azul. “A moda é uma forma de manifestar quem você é. Quando usei batom azul em um evento e todos se surpreenderam, pensei: ‘Não tem nada demais’. Afinal, se todos usam vermelho e ninguém questiona, qual seria o problema com o azul?”, questiona.