Por daniela.lima

Rio - Em uma das mãos, um pão de queijo. Na outra, um cafezinho. A cena tipicamente mineira foi protagonizada por Andreia Horta, a Maria Clara de ‘Império’, no momento em que chegou para o seu encontro com a ‘Já É! Domingo’, no Projac. Discreta, reservada, simples e, ao mesmo tempo, muito bem-humorada, a mineira de Juiz de Fora, que completa 31 anos hoje, vive um momento especial e, claro, tem motivos de sobra para comemorar a data. “É um privilégio ter uma vitrine do tamanho da TV Globo para mostrar o meu trabalho para as pessoas. Estou muito feliz em fazer essa novela do Aguinaldo Silva e ainda ganhei de presente de aniversário uma capa de revista”, vibra.

'Jamais disputaria um amor. Prefiro sair de cena. Tenho pavor de disputa'%2C dispara Andreia HortaMárcio Mercante / Agência O Dia


Aniversariante de hoje, Andreia Horta é do signo de Leão com ascendente em Leão. Segundo a astrologia, isso quer dizer que a atriz é uma pessoa generosa, afetuosa, dominadora e vaidosa. “Sou tudo isso (risos). Amo ser leonina. Só não sou vaidosa e não gosto de aparecer. Talvez esse lado meu seja canalizado para a exposição natural do meu trabalho”, diz, completando. “Proteger os seus é uma coisa muito forte para o leonino. Lealdade também. Eu tenho muito amor por quem tem amor por mim”.

Essas características são tão fortes em Andreia que, ao contrário da sua personagem, que vai disputar o amor de Vicente (Rafael Cardoso) com a irmã bastarda, Cristina (Leandra Leal), ela não embarcaria em uma história parecida com essa. “Jamais disputaria um amor. Prefiro sair de cena. Tenho pavor de disputa”, revela.

Com a alegria de quem está em clima de festa, a atriz, que faz um dos principais papéis femininos de ‘Império’, lembra que em sua caminhada até aqui nada caiu do céu. O primeiro emprego foi na adolescência. “Comecei a trabalhar com 14 anos em uma agência de mensagens por telefone. Sabe aquelas mensagens de aniversário, de declaração de amor, de amizade? Eu ajudava o cliente a escolher e depois ligava para a pessoa que receberia a mensagem. Também trabalhei na secretaria do colégio em que estudava para ter desconto na mensalidade”, recorda.

Aos 17, saiu de Juiz de Fora para estudar Artes Cênicas em São Paulo e, a partir daí, abraçou de vez o ofício. Até chegar à TV, em 2006, na minissérie ‘JK’, fez várias peças de teatro. “Trabalhei muito, nada aconteceu de repente, tudo foi acontecendo de um modo natural e progressivo. Por isso, não há espaço para deslumbre”, afirma.

No quesito pé no chão, Andreia e a sua atual personagem, a designer de joias Maria Clara, têm afinidades, mesmo com histórias de vida tão opostas. “A Maria Clara é rica, mas não é mimada, é uma profissional competente, premiada, que não vive do dinheiro do pai (José Alfredo/Alexandre Nero)”, conta. O amor pelas pedras preciosas é outro ponto convergente. “Sempre gostei de passar em frente a uma joalheria e ficar olhando, mas agora tenho um olhar mais apurado. Joia é uma obra de arte. Cada lapidação é única, nenhuma pedra é igual a outra. Essa singularidade é muito apreciada por mim”, comenta. A admiração é tanta que a atriz, recentemente, fez uma valiosa aquisição.

“Comprei um anel cravado de diamantes, lindo. Uso direto, comigo não tem esse negócio de só colocar em situações especiais não”, revela. Ganhar joias de presente também é algo especial. “Até hoje, a única pessoa que me deu joias foi a minha mãe (Christina). E elas têm um valor eterno para mim”, confidencia.

Mas, ao contrário do que se pode imaginar, a fascinação pelo universo de Maria Clara para por aí. Andreia não tem a menor intenção de ser, a exemplo da designer, uma mulher rica. “Acúmulo material é nulo para mim. Não acho que a gente deva ter ambição, o que deve nos mover é o desejo.

O desejo de ter um bom trabalho, de comprar uma casa, de ter um filho. Quando se deseja e se busca algo com dedicação, as conquistas são mais valiosas”, acredita. Esses valores, no entanto, não invalidam a importância do dinheiro para se viver bem. “Dinheiro é bom para ter conforto, comer com qualidade, viajar, morar em lugar espaçoso, ter um plano de saúde. O que não é minha praia é o acúmulo de coisas materiais, como ter milhões de sapatos, joias, carros. Esse tipo de império não faz a minha cabeça”.

Rica Andreia não é, mas beleza é uma coisa que não lhe falta. O que fala mais alto quando a atriz está em cena é o talento, mas as formas perfeitas — 1,61 m de altura e 47 quilos —, não passam despercebidas. Para manter a boa forma, ela lança mão de uma dupla infalível: alimentação balanceada e atividade física. “Tenho a vantagem de não gostar de doces e coisas gordurosas não fazem bem para o meu estômago. Enfim, me alimento bem. Como massa, por exemplo, mas não repito quatro vezes. E, claro, não dispenso alguns pratos da culinária mineira, como angu e couve.”

Em uma cena de ‘Império’ com Alexandre Nero%2C seu pai na trama de Aguinaldo SilvaDivulgação


Um dedo de prosa com Andreia é o suficiente para se perceber que ela ainda guarda muito da menina do interior que deixou a sua cidade natal na juventude para ir em busca do seu sonho, ou melhor, do seu desejo, para usar uma palavra que ela repete com frequência. “No meu íntimo, sou a mesma pessoa. E não quero perder a minha essência. Sempre dei valor às coisas mais simples, de estar confortável desde o tênis até o pensamento. Nunca gostei de falar de mim e continuo protegendo a minha intimidade ao máximo porque o que é público é o meu trabalho”, frisa.

Se revelar por inteiro realmente não é com ela. “Quem é a Andreia? Não sei. Estou sempre me experimentando”, diz, para, em seguida, soltar uma gargalhada. Mas, surpreendentemente, ela não se nega a falar do namoro de três anos com Rogério Gomes, diretor de núcleo da novela ‘Império’. “Eu adoro trabalhar com o Rogério. Esse é o terceiro trabalho consecutivo juntos (antes, fizeram ‘Amor Eterno Amor’ e ‘A Teia’). Existe uma comunicação profissional que é boa, mas, como a novela tem vários diretores, tem dias em que a gente nem se vê no Projac”, diz. A sintonia é tanta que a atriz não aponta um lado negativo sequer em dividir o estúdio com o amado.

“Só vejo o lado bom de trabalhar com o Rogério”, declara-se. Talvez um dos segredos do sucesso da parceria esteja em tentar evitar levar assuntos profissionais para a vida íntima. “Procuramos não falar de trabalho em casa. A gente troca, comenta uma cena ou outra, conversa sobre a novela, só que a gente não trabalha em casa”. Mas que ninguém imagine que todo esse amor vai ser selado em uma união tradicional. “Véu e grinalda jamais. Nunca quis, nunca sonhei com isso. Acho que vestido de noiva pinica (risos). Definitivamente, isso não é a minha praia. Ter um amor é o principal e eu já tenho o meu”, constata.

Na agenda de Andreia também não há espaço reservado, pelo menos por enquanto, para a maternidade. Mas ter um filho é, sim, um desejo para o futuro. “Ainda não penso em ser mãe. Tem épocas que a gente vê um bebê e fica com muita vontade de ser mãe, em outras fases essa vontade é menor. Na verdade, ainda não me sinto preparada para ter o meu filho agora. Não é nem pela carreira. Mas um dia eu quero ter!”

Você pode gostar