Por daniela.lima
Gabriel Braga Nunes está no ar em 'Babilônia'Divulgação

Rio - Do drama à comédia. Depois de protagonizar ‘Em Família’ (2014) na pele do ciumento Laerte, Gabriel Braga Nunes deixou o tom pesado do personagem para fazer parte do núcleo cômico de ‘Babilônia’, encarnando o boa-praça Luís Fernando. Curiosamente, o ator, conhecido pela fisionomia fechada e o temperamento reservado, anda rindo à toa. A transformação de postura tem um porquê.

“Uma coisa que acho bonita na minha profissão é que os personagens conduzem a vida do ator. Estou leve.” A explicação de Gabriel dá margem a imaginar que carregar a complexidade do flautista durante muitos meses foi uma missão complicada. “Fazer o Laerte não foi difícil, foi um grande orgulho. Há muitos anos tinha vontade de fazer uma novela de Manoel Carlos, que é um cara que eu respeito muito”, comenta ele.

Vivendo uma fase solar, o ator está entregue ao humor. “Sempre tive sedução e medo por esse lugar da comédia. É diferente para mim, mas gostoso. Até já passeei por esse terreno, mas agora estou dando um passinho adiante. Estou adorando contracenar com gente inteligente, brincalhona, como o Marcos Veras, o Igor Angelkorte e a Maria Clara Gueiros”, elogia. A paixão pela ‘nova praia’ tem a ver com um certo descompromisso. “É um caminho suave, de encontrar a graça nas relações. Quando se quer ser cômico, não tem graça. As cenas do Luís Fernando estão no lugar de um estado de espírito de brincadeira”, diz.

De fato, se levar a sério é coisa que o personagem da novela das 21h não faz. “Ele é brincalhão, serelepe, curte a vida. O Luís Fernando pode até fazer maldades, mas não é mau-caráter. Também não sei se ele é um sedutor”, despista, completando. “O Luís Fernando tem muito amor pela mulher, Karen (Maria Clara Gueiros). Ele sofre tanto quando é posto para fora de casa que pega várias mulheres para tentar esquecer a mulher dele”, brinca.

Além de mulherengo, Luís Fernando é conhecido por não ter emprego fixo. “Ele é um cara que faz bicos por aí. Não é exatamente um jornalista. Se bobear, até ator ele vai acabar sendo. Eu o vejo, por exemplo, vestido de palhaço para animar festa infantil. O Luís Fernando é um personagem que me dá muitas possibilidades. Ele corre atrás, mas não está fácil para ninguém”, diverte-se.

Gabriel é a expressão da alegria ao encarnar o personagem “mais carioca de ‘Babilônia’”, como definiu Gilberto Braga, que assina a trama com Ricardo Linhares e João Ximenes Braga. Mas o ator discorda do autor nesse quesito. “O Luís Fernando é um malandro que mora perto da praia. Mas esse lugar do malandro é brasileiro e não exatamente carioca. Tento encontrar uma malandragem brasileira para colocar nesse trabalho. E eu não sou carioca, sou paulista.”

Você pode gostar