Por daniela.lima

Rio - Como boa baiana, de sangue quente, a atriz Laila Garin, de 37 anos, já avisa que tem um temperamento explosivo e que jamais aguentaria uma sogra como Consuelo (Arlete Salles) na vida real. Laila estreia nas novelas em ‘Babilônia’, com a personagem Maria José, uma professora de música e esposa dedicada do político corrupto Aderbal Pimenta (Marcos Palmeira). No folhetim, Maria José entra constantemente em conflito com a sogra. 

Em 'Babilônia'%2C Laila interpreta a recatada Maria JoséDivulgação


“Eu não moraria com aquela sogra. Sou muito impulsiva e passional para me deixar sempre em último plano. Já teria saído de casa com minha filha há muito tempo e dito poucas e boas para a Consuelo’’, conta.

Na trama escrita por Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes, a atriz divide a cena com Marcos Palmeira. Com uma inocência pouco vista nos dias atuais, Maria José é traída pelo marido e sequer desconfia das escapulidas dele. Laila sai em defesa da personagem, mas adianta que, mesmo não sabendo o que ainda está por vir, acredita que a professora pode surpreender a todos.

“Quando Maria José descobrir as traições, será uma decepção tão grande que vai mexer com ela profundamente. Pode resultar na perda da inocência dela e fazer com que manifeste um lado de sua personalidade que nem ela mesma conhecia’’, afirma a atriz. Fora da ficção, a baiana conta que teria uma posição diferente. “Nunca fui casada antes. Mas sou explosiva. Não aceitaria pacatamente’’, esclarece.
Maria José também estará envolvida na relação da filha Laís (Luísa Arraes) com Rafael (Chay Suede). O genro é filho de duas mães, Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathália Timberg), e, por conta da criação da professora, Laila acredita que ela vá assumir uma postura conservadora quando souber.

“Acho que Maria José irá rejeitar o casal de mães de Rafael. Isso ainda vai muito contra o que ela acredita que deve ser uma família. Mas, se ela conhecer essas mulheres mais de perto e entender que a união delas é fruto do amor, acho que ficará confusa, pois dentro dela vai enxergar a beleza disso. Mas não será fácil’’, acredita.

Na vida real, Laila condena a polêmica entorno das personagens Teresa e Estela. “Eu acho uma pena essa reação do público. Quando o preconceito é velado, como é na maioria das vezes aqui no Brasil, fica difícil engendrar qualquer mudança e ter um verdadeiro diálogo, sem hipocrisia’’, lamenta.

Nos palcos desde os 5 anos de idade e formada em interpretação teatral na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 2001, a atriz já fez participações em seriados da Globo como ‘Loucos por Elas’ e, nos palcos, atuou no espetáculo ‘Elis, a Musical’, onde ficou conhecida por interpretar a cantora Elis Regina.

E foi justamente dando vida à cantora que Laila conheceu o diretor de núcleo Dennis Carvalho, que a convidou para fazer a novela e a dirige atualmente na trama global. Apesar dos rumores de que estaria namorando o diretor, Laila garante que os dois são apenas bons amigos.

“Não sei de onde tiraram isso. Sou casada de papel passado, aliança e tudo há dois anos. Dennis é um amigo. Dos bons, e isso é uma coisa rara’’, esclarece a atriz, fazendo referência ao casamento com o iluminador de teatro Hugo Mercier.

Reportagem: Beatriz Calado

Você pode gostar