Por karilayn.areias
Rio - Em dois anos de casamento, Malu Verçosa mudou a vida de Daniela Mercury. A cantora de 50 anos parou de fumar por insistência da mulher, passou a cuidar ao lado dela das três filhas adotivas mais novas ( Márcia, 17, Ana Alice, 13, e Ana Isabel, 6) e expõe a paixão na capa do novo CD, ‘Vinil Virtual’ — na qual imitam a pose clássica de John Lennon e Yoko Ono clicada por Annie Leibovitz. O clima revolucionário não fica só entre as duas: Daniela diz que seu casamento com Malu inspira outras pessoas.
Daniela Mercury e Malu Verçosa posam para capa do CD 'Vinil Virtual'Divulgação

“A gente é meio como Richard Gere e Julia Roberts. Quando andamos na rua, todo mundo cumprimenta a gente”, brinca Daniela. “E muitos dizem que se inspiraram na gente, seja o filho gay que tomou coragem e falou com os pais, a mulher que largou tudo para se casar com o amor da sua vida, ou a pessoa que abandonou tudo para entrar na universidade. Ouvimos tanta coisa boa que dá vontade até de fazer um documentário. Me disseram outro dia: ‘Que bom que você falou a verdade. Dá uma sensação de que tudo pode ser diferente, de que as pessoas não precisam esconder tudo debaixo dos panos’”.

Daniela diz não ver muitas animosidades. Pelo menos não no que diz respeito à opção do casal. “Sofri um ataque absurdo de perfis falsos nas redes sociais, sim. Mas foi porque deixei claro que sou contra a redução da maioridade penal. É uma posição que tenho, inclusive como embaixadora da Unicef”, diz a cantora, que, volta e meia, é alvo de críticas, como as de que estaria expondo a relação com Malu só para aparecer. “Em redes sociais, deixo que a pessoa mostre sua posição. Desde que mostre quem é, que não seja perfil falso”.
Daniela%2C a mulher%2C Malu (de óculos escuros)%2C e as três filhas Reprodução Instragram

‘Vinil Virtual’, o novo disco, vem cheio de composições próprias (algumas em parceria com o filho, Gabriel Póvoas) e de influências da música eletrônica. A foto da capa circulou antes de o disco sair e já foi chamando a atenção. “É a primeira vez que essa pose de John e Yoko, tão emblemática, é feita por duas mulheres, né?”, recorda a cantora, sem problema nenhum de ficar nua. “Às vezes, é preciso você ficar nu para que olhem para a sua alma. A foto é mais uma afirmação feminista do que um discurso anti-homofobia. Mas cada um entende de um jeito, claro.”

Algumas canções falam da vida em família. A axé music ‘A Rainha do Axé (A Rainha Má)’ surgiu quando Daniela começou a ler contos de fadas para as filhas adotivas.

“Eu não consigo ler esse tipo de livro para a Isabel, que tem 6 anos, porque os contos colocam a mulher sempre aos pés do homem para que ele salve a vida dela. Nunca tinha me dado conta disso. Aí falei: ‘Não sou a Cinderela nem a Bela Adormecida, sou a Rainha Má’. A Rainha Má pode fazer tudo do avesso.

Temos que confrontar esse certo e errado que coloca a mulher como submissa”, completa Daniela, que divide a casa com mais nove mulheres. “Eu, Malu, três funcionárias, as três filhas e duas cachorrinhas”, brinca. “A Isabel brigou na escola, a professora chamou a atenção dela, e ela disse: ‘Vou falar com minhas duas mães’. A Marcia está com uma paquerinha, e a Malu disse para ela avisar ao garoto: ‘Cuidado que você tem duas sogras!’”, conta, rindo.

Publicidade
Já ‘Sem Argumento’ é o pedido de casamento que Daniela fez para Malu. “Cantei um trecho para ela na época da cerimônia e depois completei. Ficou lindo e espero que inspire muita gente a se casar!”, brinca a cantora.