Por roberta.campos

Rio - Leona Cavalli fez um post em seu perfil no Facebook nesta segunda-feira em solidariedade a família de Rian Brito - filho de Nizo Neto e neto de Chico Anysio, encontrado morto na última quinta-feira, esclarecendo rumores de que o jovem pudesse ter sido influenciado por práticas de um centro xamânico do qual participa.

LEIA MAIS: Familiares e amigos se despedem de neto de Chico Anysio no Rio

Leona Cavalli é frequentadora da Porta do Sol, Centro de Estudos Xamânicos de Expansão da ConsciênciaJosé Pedro Monteiro / Agência O Dia

"Gostaria de expressar, mais uma vez, meus sinceros sentimentos a toda família de Rian Brito, com profundo respeito ao momento de dor de seus entes queridos. Coloquei, como muitos, posts da busca dele nas minhas redes sociais, e vibro para que Deus o ampare", escreveu a atriz. Em seguida, ela falou sobre os boatos que estão correndo na Internet em função de várias postagens feitas pela mãe de Rian, Márcia Brito, citando Leona.

Em diversas postagens sobre a morte do filho, Márcia marca o nome de Leona, chegando a dizer, ironicamente, que ela estava convidada para a cremação de Rian e com lugar reservado na primeira fila. "A atriz Leona Cavalli não pode faltar. Te espero lá. Tens um lugar reservado na primeira fila (Compartilhem este 'evento')", escreveu.

A atriz Tássia Camargo, amiga de Márcia, também fez comentários no Facebook apoiando a mãe de Rian. "Minha amada Brita Brazil (nome usado por Márcia na rede social) se ela fosse humana, o que parece não ser, teria te procurado. Acredito que o que se faz aqui se paga aqui mesmo na terra e o dela tá guardado. Conte comigo. Te amo minha amiga", publicou.

Em outra postagem, um seguidor comentou: "A missão dele aqui foi cumprida". E a mãe de Rian respondeu: "Graças a Leona Cavalli". Entre os posts de Márcia, ela também pede justiça e diz que quer impedir que outras mães percam seus filhos da mesma maneira, mas sem entrar em detalhes. 

As postagens despertaram a curiosidade dos internautas, que começaram a questionar se Leona teria algum envolvimento com a morte de Rian. Por volta das 14h20 desta segunda-feira, o perfil de Márcia Brito no Facebook foi retirado do ar.

Muitas das especulações giram em torno da relação de Leona com o Centro de Estudos Xamânicos Porta do Sol, que utiliza a planta Ayahuasca em chás e rituais com foco no desenvolvimento espiritual dos participantes. O fato de o site do centro ter saído do ar após o início das postagens só reforçou as especulações. 

 

Gostaria de expressar, mais uma vez, meus sinceros sentimentos a toda família de Rian Brito, com profundo respeito ao...

Publicado por Leona Cavalli em Segunda, 7 de março de 2016

Sobre a polêmica envolvendo seu nome, a atriz comentou: "Respondendo aos que perguntaram - mesmo me resguardando o direito de não fazer declarações públicas sobre minha vida pessoal nem espiritual, por ser de foro íntimo - digo que faço parte da Porta do Sol, Centro de Estudos Xamânicos de Expansão da Consciência, uma organização idônea e regularizada, inscrita no CONAD - Congresso Nacional Anti Drogas - e da ONG Paz Sem Fronteiras, que realiza atividades de auxílio aos indígenas, à preservação da natureza, a entidades carentes e à Cultura da PAZ a anos, no Brasil e no mundo. Rian foi ao Centro de Estudos, em 2014, apenas por quatro vezes, uma delas com sua mãe (que não conheci, pois não estava nesse dia, mas respeito muito sua dor, e até mesmo o fato desta senhora estar escrevendo meu nome, neste momento de sofrimento). Depois nunca mais o vi, nem tive nenhum tipo de relação com ele. Agradeço a todos a compreensão e peço por favor que respeitem o silêncio, para não tornar o sofrimento um sensacionalismo. Muita LUZ e PAZ a todos."


Mãe de Rian%2C Márcia Brito citou o nome da atriz Leona Cavalli em diversos comentários nas redes sociaisReprodução Internet

Entenda o caso

LEIA MAIS: Corpo do neto de Chico Anysio é encontrado em praia de Quissamã

O corpo de Rian Brito, de 25 anos, foi encontrado em uma Praia do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, em Quissamã, no Norte Fluminense, na última quinta-feira. O rapaz estava desaparecido desde 23 de fevereiro e seu corpo só foi encontrado depois que um sobrevoo foi realizado na reserva ambiental. Familiares foram ao local fazer o reconhecimento do corpo.

Rian estava a 25 km de onde seus documentos foram encontrados. A procura pelo neto do humorista contou com uma grande aparato. De acordo com a InterTV, quatro picapes, quatro quadriciclos, dois bugres e três barcos foram utilizados para percorrer os 44 km de praias e 18 lagos que formam o Parque Nacional. A reserva é tão grande, que engloba três municípios: Carapebus, Quissamã e Macaé. A aeronave usada para o voo desta manhã foi cedida pela Petrobras ao Instituto Chico Mendes, que administra o parque.

Você pode gostar