Por tabata.uchoa

Rio - Uma imagem no Instagram de Henri Castelli gerou repercussão negativa e multa de R$ 5 mil para o ator. Na foto, ele aparece em uma moto em Maceió, Alagoas, com um grande mero na garupa — a espécie está ameaçada de extinção e sua pesca está proibida em todo Brasil até 2023. A legenda: “vida de pescador não é fácil”.

Henri CastelliReprodução Internet

O Ibama informou que a infração é por transporte de animal ameaçado e que o crime será comunicado ao Ministério Público Federal. O mero é um dos maiores peixes da costa brasileira e pode pesar 400 quilos e viver 40 anos. "É uma tristeza a morte de um peixe tão grande e tão manso. Antes era encontrado na maior parte do litoral brasileiro, mas infelizmente pela facilidade de ser capturado está na lista de espécies ameaçadas de extinção", disse o biólogo Mário Moscatelli.

O pescador Alex Santos, do movimento Baía Viva, explica que a espécie geralmente é vista em beiras de costões e ilhas fora da Baía de Guanabara. “Se acontecer de cair na rede, o pescador tem a obrigação de soltar. É uma espécie já conhecida, tem todo um rito. As pessoas têm que ter consciência do que estão fazendo”, disse.

Para qualquer prática de pesca, mesmo a recreativa, é preciso licença do Ibama e da Secretaria de Pesca. A multa para captura indevida de espécies brasileiras é de R$ 500. Para animais ameaçados, o valor é dez vezes maior. Atualmente, são 724 nomes em perigo, e este número só cresce, segundo o ecologista Sérgio Ricardo Verde. No Rio, uma das situações mais críticas é a do boto cinza. Embora esteja no brasão da cidade, a espécie viu sua população ser reduzida de 800 para cerca de 25 em pouco mais de duas décadas.

Para Sérgio, atores como Castelli devem trabalhar como porta-vozes para reverter essa situação. “Eles poderiam ajudar na conscientização”, afirmou. A reportagem tentou contato com a assessoria do ator, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Você pode gostar