Invasão de Sabores

Enchefs RJ promove concurso gastronômico profissional e estudantil

Palestras e pratos em eventos de cozinheiros profissionais

Rio - Considerado o maior encontro de cozinheiros profissionais do Estado, o Enchefs (Encontro de Chefs Estaduais do Rio de Janeiro), promove concurso que levará os vencedores ao Prêmio Dólmã 2017, em Fortaleza. Outras atrações como workshops com chefs renomados, palestras e o desfile de moda gastrô prometem deixar o público ainda mais próximo do delicioso mundo da gastronomia.

O primeiro dia de evento começa com a Chef Ielda Amaral, que vai ousar na cozinha e ensinar uma deliciosa receita de bobó de couve-flor e castanha-do-pará. Os amantes da culinária japonesa podem ficar animados, pois oChef Paulo Araújo promete muito sabor no seu sushi design. Em seguida, a diretora do Rio Criativo, incubadora criada pela Secretaria de Cultura e eleita como uma das melhores da América Latina, Ivana Beltrão, fala sobre as possibilidades dentro do empreendedorismo. Do campo para a mesa, o Chef Lucas Mendes traz o sabor caseiro do seu tartine de picles orgânicos com peito de pato defumado. Para fechar, uma trufa de queijo de cabra.

Concurso que levará os vencedores ao Prêmio Dólmã 2017, em Fortaleza Divulgação

O futuro da gastronomia é o tema da palestra de Adriana Leal, coordenadora do curso tecnólogo da Unisuam. O Chef e embaixador do Enchefs – Espírito Santo, Gilson Surrage, presenteia os participantes com uma torta capixaba. A Chef Beth Hotz ensina todos os segredos de um bom hambúrguer artesanal. Danieli Ladeira, nutricionista com mais de 20 anos de experiência, aborda os alimentos funcionais no cardápio do dia-a-dia.

Ainda na terça-feira, com um cardápio mineiro e super saudável, a Chef Ana Ribeiro surpreende com um Blini de Taioba com Salada do Mato e Lirio do Brejo. A Chef Ana Bueno, do restaurante Banana da Terra, em Paraty, apresenta um delicioso risoto de quinoa, feijão fradinho, banana e leite de coco, com puxado de camarão, palmito e telha de acarajé. Participante da segunda edição do MasterChef Brasil Profissionais, a Chef Monique Gabiattiaposta em um arroz da roça de dar água na boca. A gastronomia sempre tem que estar de braços dados com a segurança alimentar. Por isso, a coordenadora do curso de Nutrição da UFRJ, Ceci Santiago, divide um pouco de seus estudos com o público. Clássico da cozinha espanhola, a paella de frutos do mar será harmonizada com um vinho português na aula do Chef Pedro Alex. Com um belo currículo, o Chef Fred Tibau promete unir a terra à granja. De Resende, a Chef Mônica Ramos prepara pérolas de sagu com sopa de morango. O ogro mais amado do Brasil, Jimmy McMannys, e seu barreado suíno também são presenças confirmadas. O Chef mato-grossenseDavi Melo encerra o dia com suas técnicas de gastronomia molecular.

Na quarta-feira acontecem os concursos que decidirão quais profissional e estudante irão representar o Rio de Janeiro no Dólmã, prêmio máximo da gastronomia brasileira. Criado há 4 anos, após um estudo de mercado que identificou a existência de uma demanda reprimida a respeito de um modelo que identificou a existência de uma demanda reprimida a respeito de um modelo de premiação que, em um único momento, envolvesse profissionais de cozinha de todos os estados brasileiros, o Dólmã tem como tema deste ano o “Rio Sustentável”.

Gastronomia e turismo têm tudo a ver. Por isso, para tornar a experiência ainda mais especial, o evento oferece uma rota gastronômica decidida pelo público a partir de três sugestões dadas pelos Chefs Embaixadores de cada Estado. Com o objetivo de promover a economia local, atraindo investidores e consumidores, serão disponibilizados stands para as empresas, órgãos e profissionais interessados em comercializar os seus produtos. Os três lugares participantes são a charmosa cidade de Paraty, a histórica Petrópolis e a ensolarada Búzios. A votação acontece pela internet e vai até o dia 21 de setembro.

Serviço:
Data: 27 e 28 de setembro de 2017
Endereço: R. Buenos Aires, 283 - Centro, Rio de Janeiro Faculdade Mackenzie Rio.
Horário: Dia 27 – 10h às 20h (workshop) –
Inscrição pelo e-mail: enchefsrio@enchefs.com.br – valor R$20,00

Relacionadas

    Comentários

    Mais lidas

      Escolha do Editor

        Newsletter

        Receba gratuitamente o melhor conteúdo de O DIA no seu e-mail e mantenha-se muito bem informado

        • Anuncie também pelo DIAFONE(21) 2532-5000
        Anuncie