Por marlos.mendes

Rio - Considerado o maior encontro de cozinheiros profissionais do Estado, o Enchefs (Encontro de Chefs Estaduais do Rio de Janeiro), promove concurso que levará os vencedores ao Prêmio Dólmã 2017, em Fortaleza. Outras atrações como workshops com chefs renomados, palestras e o desfile de moda gastrô prometem deixar o público ainda mais próximo do delicioso mundo da gastronomia.

O primeiro dia de evento começa com a Chef Ielda Amaral, que vai ousar na cozinha e ensinar uma deliciosa receita de bobó de couve-flor e castanha-do-pará. Os amantes da culinária japonesa podem ficar animados, pois oChef Paulo Araújo promete muito sabor no seu sushi design. Em seguida, a diretora do Rio Criativo, incubadora criada pela Secretaria de Cultura e eleita como uma das melhores da América Latina, Ivana Beltrão, fala sobre as possibilidades dentro do empreendedorismo. Do campo para a mesa, o Chef Lucas Mendes traz o sabor caseiro do seu tartine de picles orgânicos com peito de pato defumado. Para fechar, uma trufa de queijo de cabra.

Concurso que levará os vencedores ao Prêmio Dólmã 2017%2C em FortalezaDivulgação

O futuro da gastronomia é o tema da palestra de Adriana Leal, coordenadora do curso tecnólogo da Unisuam. O Chef e embaixador do Enchefs – Espírito Santo, Gilson Surrage, presenteia os participantes com uma torta capixaba. A Chef Beth Hotz ensina todos os segredos de um bom hambúrguer artesanal. Danieli Ladeira, nutricionista com mais de 20 anos de experiência, aborda os alimentos funcionais no cardápio do dia-a-dia.

Ainda na terça-feira, com um cardápio mineiro e super saudável, a Chef Ana Ribeiro surpreende com um Blini de Taioba com Salada do Mato e Lirio do Brejo. A Chef Ana Bueno, do restaurante Banana da Terra, em Paraty, apresenta um delicioso risoto de quinoa, feijão fradinho, banana e leite de coco, com puxado de camarão, palmito e telha de acarajé. Participante da segunda edição do MasterChef Brasil Profissionais, a Chef Monique Gabiattiaposta em um arroz da roça de dar água na boca. A gastronomia sempre tem que estar de braços dados com a segurança alimentar. Por isso, a coordenadora do curso de Nutrição da UFRJ, Ceci Santiago, divide um pouco de seus estudos com o público. Clássico da cozinha espanhola, a paella de frutos do mar será harmonizada com um vinho português na aula do Chef Pedro Alex. Com um belo currículo, o Chef Fred Tibau promete unir a terra à granja. De Resende, a Chef Mônica Ramos prepara pérolas de sagu com sopa de morango. O ogro mais amado do Brasil, Jimmy McMannys, e seu barreado suíno também são presenças confirmadas. O Chef mato-grossenseDavi Melo encerra o dia com suas técnicas de gastronomia molecular.

Na quarta-feira acontecem os concursos que decidirão quais profissional e estudante irão representar o Rio de Janeiro no Dólmã, prêmio máximo da gastronomia brasileira. Criado há 4 anos, após um estudo de mercado que identificou a existência de uma demanda reprimida a respeito de um modelo que identificou a existência de uma demanda reprimida a respeito de um modelo de premiação que, em um único momento, envolvesse profissionais de cozinha de todos os estados brasileiros, o Dólmã tem como tema deste ano o “Rio Sustentável”.

Gastronomia e turismo têm tudo a ver. Por isso, para tornar a experiência ainda mais especial, o evento oferece uma rota gastronômica decidida pelo público a partir de três sugestões dadas pelos Chefs Embaixadores de cada Estado. Com o objetivo de promover a economia local, atraindo investidores e consumidores, serão disponibilizados stands para as empresas, órgãos e profissionais interessados em comercializar os seus produtos. Os três lugares participantes são a charmosa cidade de Paraty, a histórica Petrópolis e a ensolarada Búzios. A votação acontece pela internet e vai até o dia 21 de setembro.

Serviço:
Data: 27 e 28 de setembro de 2017
Endereço: R. Buenos Aires, 283 - Centro, Rio de Janeiro Faculdade Mackenzie Rio.
Horário: Dia 27 – 10h às 20h (workshop) –
Inscrição pelo e-mail: enchefsrio@enchefs.com.br – valor R$20,00

Você pode gostar