Por tabata.uchoa

Rio - Seduzir é mais do que passar a linguinha entre os lábios e espremer os olhinhos. Esse truque Mel Lisboa já conhece bem. Após enlouquecer os homens como uma ninfeta na minissérie ‘Presença de Anita’ (2001), a atriz repetiu o papel de mulher fatal em outros trabalhos na TV e fez vários ensaios sensuais. De volta às novelas, em ‘Pecado Mortal’, que estreia quarta-feira na Record, ela retoma o perfil da jovem sedutora, desta vez vivendo Marcinha, uma prostituta de luxo.

“Fazer o tipo sensual eu já sei, fiz várias vezes. O problema é como renovar isso, fazer diferente, porque cada mulher é sensual de um jeito. Se usar o truquezinho do olho para todas, elas ficam iguais. Tenho que achar o da Marcinha para não me repetir”, diz.

Mel Lisboa diz que tem dentro dela várias formas da sensualidade femininaJosé Pedro Monteiro / Agência O Dia

Aos 31 anos, casada com o músico Felipe Rosseno, mãe de Bernardo, 5, e Clarice, 1 ano e 3 meses, a atriz está de bem com sua sensualidade e feliz com seu corpo. Mas nem sempre foi assim. O sucesso como Anita a tirou do prumo. “Era universitária, se quisesse um menino que gostasse, tinha que ralar muito para conquistar. Mas fui levada à categoria de sex-symbol, uma coisa estranhíssima para mim. Fiquei com medo. Falei: ‘Essa não sou eu, não sou isso que as pessoas acham, sou mais normal’. Fui para outro lado, me boicotei, porque não consegui lidar com isso. Fiquei meio perdida”, confessa.

Com a maturidade, Mel aprendeu a lidar com o que falam dela. “Hoje, acho legal se a pessoa disser que sou sensual, é o máximo! Não precisa ser aquela coisa óbvia, nem vulgar”, frisa ela, que se define como romântica. “Nunca sonhei em casar, ter filhos... E olha aí, estou casadinha há cinco anos. Amo minha vida de casada. Descobri que sou romântica quando encontrei meu marido”, conta ela, que pensa em ter mais filhos quando as duas crianças estiverem mais crescidas. “Fico bastante com meus filhos, mas gosto também da minha individualidade, de sair com meu marido. Nunca fico tanto tempo sozinha com ele. Passamos uma semana em Nova York e foi ótimo, sem culpa!”.

Mel Lisboa fez ensaio sensual para a revista ‘Maxim’Divulgação

Sem tempo para fazer exercícios há um ano, a atriz não fica mais tão encanada para atingir a boa forma — embora admita que quer estar bem para aparecer de calcinha, por exemplo, em cenas mais quentes. “Antigamente, se eu me visse como estou hoje, ia me achar gorda, achar que tenho celulite. Hoje, me olho no espelho e me acho ótima, linda. Está tudo certo! A mulherada é que é muito chata”, decreta. “Não tenho mais 15 anos, a pele firminha. A gente envelhece, as coisas começam a cair, é normal! O negócio é ter a cabeça no lugar para entender esse processo e achar a beleza na idade que a gente tem”, diz ela, que se mudou com a família de São Paulo para o Rio até o fim da novela.

Na trama de Carlos Lombardi, Marcinha é uma menina de classe média da Zona Sul carioca, filha de uma costureira. Quando fica grávida do namorado, é expulsa de casa pela mãe, vai parar na rua, mas acaba recebendo ajuda de Stella (Betty Lago), que a treina para ser prostituta de luxo. A jovem passa a se chamar Eva e vira peça-chave no equilíbrio de forças entre os poderosos: os traficantes e os bicheiros que vivem uma guerra no Rio de Janeiro em 1977.

“Ela é uma mulher livre, à frente de seu tempo. Joga com esse controle dos poderosos. Pode ser também uma espécie de espiã”, aposta a atriz, que já pesquisou sobre o universo da prostituição para atuar na peça ‘Homem Não Entra’, em que vive uma prostituta no início da década de 50 em São Paulo. “É uma profissão como outra qualquer, mas cercada de preconceitos, tabus, enfim, é difícil para caramba. Sou a favor da legalização da prostituição, para que essas mulheres tenham seus direitos assegurados e respeitados”.

Mel não se arrepende de ter feito ensaios sensuais e ter posado nua para ‘Playboy’, em 2004. “É difícil encarar a sociedade preconceituosa, hipócrita. Sei o que é isso. Mas me orgulho de ter feito. Não tenho problema com isso”, garante ela. “Não sei se faria de novo. No momento, não sinto vontade, mas não posso dizer que não”.

Você pode gostar