Por daniela.lima

Rio - Ao aparecer fora do peso, com 15kg a mais, para viver a presidiária Araci, em ‘Insensato Coração’, em 2011, Cristiana Oliveira surpreendeu a todos. Três anos depois, a atriz, de 50 anos, vai chamar a atenção novamente ao surgir com um corpaço, após perder 27kg, interpretando a protagonista Mariana, uma prefeita e ex-delegada na série ‘Animal’, que estreia hoje, às 23h, no GNT. 

Cristiana Oliveira e Edson Celulari vão viver um romance proibido na série de suspense ‘Animal’%2C do GNTDivulgação


“Estou feliz com meu corpo. Me sinto muito bem depois que malho. Faço esteira todo dia. Posso estar cansada, mas não deixo de fazer. A atividade física me deixa bem disposta. Minha preocupação é com a saúde”, explica a atriz, que faz uma hora de aeróbica e musculação diariamente na academia que montou em sua casa.

Mãe de Rafaella, fruto da sua união com o fotógrafo André Wanderley, e Antônia Hellena, do casamento com o empresário Marcos Sampaio, e avó de um bebê de 1 ano e 4 meses, Cristiana exibe hoje a mesma silhueta de 20 anos atrás. Mas sua luta contra a balança é antiga. Aos 16, ela chegou a pesar quase 100kg, por causa de uma disfunção. Após várias dietas, emagreceu e engordou muitas vezes. Essa experiência ela vai relatar em um livro, pela editora Planeta, que será lançado em 2015.

“Vou contar a minha história. É um resumo do que passei e das palestras que eu tenho feito”, diz ela, que há dez anos viaja pelo Brasil para falar para o público feminino sobre beleza, autoestima e, claro, suas brigas com a balança.

A boa forma da atriz poderá ser conferida nas tórridas cenas de amor que terá com Edson Celulari, outro protagonista da série. O ator vive o renomado biólogo João Paulo Gil, que sofre de uma doença rara e degenerativa: teriantropia, que faz com que ele pense ser um animal — no caso, um puma — nos momentos de crise.

“Os dois vão se conhecendo aos poucos, até rolar uma grande paixão. Mas o romance é proibido, porque ela é casada com um deputado. Como tem essa doença rara, Gil tem medo de agredi-la, machucá-la. Ele tem pouco tempo de vida e não quer fazê-la sofrer. Mas ela o ajudará a buscar a cura”, adianta.
Criada e dirigida por Paulo Nascimento, a trama se passa na fictícia Monte Alegre, local cercado de mistérios e acontecimentos sombrios. Gil volta à cidade 50 anos depois para desvendar a história de sua família e descobrir a cura para sua doença, da qual seu pai também sofria. O biólogo deixou sua terra natal aos 5 anos, levado pela mãe para São Paulo, onde se formou e ganhou fama, após o pai ter sido assassinado em circunstâncias não esclarecidas.

“O pai dele guardava um caderno de anotações com as pesquisas que fazia sobre a doença. Essa pesquisa sumiu”, conta Cristiana.

Apesar de prefeita da cidade, Mariana não se desliga de seu faro policial, já que é ex-delegada. “Ela é uma mulher forte, que desistiu de ser policial por causa de um segredo que só vai ser revelado no fim da série. Aceita ser prefeita por pressão de um político da cidade e se casa com um deputado corrupto. É infeliz, mas uma pessoa muito boa e adorada pelo povo”, conta Cristiana, que passou três meses filmando em Minas de Camaquã, distrito de Caçapava do Sul (RS). “A série tem momentos de ação, uma história instigante. Cada episódio tem uma trama, um assassinato.”

A atriz não costuma criar expectativas a cada novo trabalho, mas aposta em ‘Animal’ pela originalidade. “Acho que vai ser um sucesso”, diz ela, destacando o fato de fazer uma personagem mais econômica, diferente das que já interpretou. “A Juma (de ‘Pantanal’), por exemplo, era desconfiada, falava pouco. Mariana é muito observadora, não é verborrágica, mas está atenta a tudo.”

Você pode gostar