Por daniela.lima

Rio - Sabe aqueles momentos em que tudo na vida dá certo? Rafael Cardoso, o Vicente de ‘Império’, está vivendo um deles. Além de fazer a sua primeira novela das nove, o ator, de 28 anos, está prestes a estrear no que vai ser, sem dúvida alguma, o seu melhor papel: o de pai. Esta semana, a mulher do galã, Mariana Bridi, vai dar à luz Aurora. “Minha filha já está toda encaixadinha. O parto vai ser normal e humanizado. Eu que vou limpar o bebê, cortar o cordão umbilical. Fiz um curso para me preparar para esse momento. Mesmo assim, sei que vou ficar muito nervoso”, confidencia.

Rafael em cena como o chef de cozinha da novela das noveDivulgação


O desejo de ser pai bateu forte no fim do ano passado. Foi aí que Rafael jogou fora a cartela de anticoncepcional de Mariana e pediu que ela retirasse o DIU, outro método para evitar a fecundação. “Imaginávamos que ia demorar um tempo, mas, no mês seguinte, a Mari já estava grávida. Sempre sonhei ser pai. Está tudo certo na minha vida. E se melhorar, melhora”, comemora.

As mudanças que a chegada de um filho provocam também já estão evidentes na rotina do ator. “Agora, penso duas vezes antes de fazer alguma coisa. Outro dia, ia passar por um caminho escorregadio para subir a Pedra da Gávea. Aí, preferi dar uma volta maior porque sei que tem alguém precisando de mim lá embaixo. A gente deixa de correr riscos desnecessários. Muda tudo na vida”, diz.

E é justamente quando já estiver às voltas com fraldas e mamadeiras que Rafael vai ter a sua primeira vez em outra empreitada, a de dono de restaurante. Está prevista para o final de setembro a inauguração do Puro, no Jardim Botânico, que tem Regiane Alves e Sônia Bridi, sogra do ator, entre os sócios. “Estou há três anos nesse movimento de gastronomia, tenho um blog, o ‘Pura Mesa’, e quase trouxe a filial de um restaurante de um amigo para o Rio. Mas não rolou porque um outro grupo conseguiu alugar antes de mim a casa que eu estava olhando”, conta.

Só que essa história não termina aí e, de quebra, ganha ares de novela. “No mesmo dia que eu soube que perdi essa casa, encontrei a Regiane, que me contou que ela havia alugado a tal casa, que o projeto tinha tudo a ver comigo e que ela estava precisando de sócios. Foi assim que entrei de sócio no restaurante”, diz. Dar expediente na cozinha também está nos planos do ator, que, apesar de não ser formado em gastronomia, se sai muito bem no comando de um fogão. “Quem vai assinar o cardápio é o nosso chef, o Pedro Siqueira, mas vou ter liberdade para preparar uns pratos, dar umas sugestões. Ele é meu amigo, não tem essa de ego. A gente cozinha junto e aprendi várias técnicas com ele e com outros amigos chefs”, explica.

Cercado de chefs por todos os lados, Rafael também dá vida a um em ‘Império’. “Isso é sincronicidade. A gente está sempre plantando para colher à frente. Estou na hora da colheita, na vida e no trabalho”, acredita. Mas se com o ator está tudo perfeito, o mesmo não acontece com Vicente, que está lutando pelo amor de Cristina (Leandra Leal), que é noiva de Fernando (Erom Cordeiro). “Por ter uma boa índole, o Vicente respeita essa relação. Mas acho que vale a pena insistir na conquista. O que importa na vida é o amor. Quando a gente não está amando, tem alguma coisa errada.”

Você pode gostar