Por daniela.lima

Rio - Gravada nos Estados Unidos, a série ‘Minha Loja De Discos’, do Canal Bis, chega amanhã às 19h a Chicago, onde mostra a Jazz Record Mart, veterana loja fundada há quase 70 anos por Bob Koester, também proprietário do selo Delmark. O local é especializado em jazz e blues, contando com vários discos raros. A série é uma produção do Bis com a empresa Ton Ton Filmes. 

No Bis%2C ‘Minha Loja de Discos’%3A Rodrigo Pinto%2C um dos diretores%2C mostra a Jazz Record Mart%2C em ChicagoDivulgação


Os diretores Rodrigo Pinto (ex-apresentador do programa ‘Bastidores’, do Multishow) e Elisa Kriezis passaram quatro meses nos Estados Unidos cuidando de tudo relativo à atração, da produção à filmagem. “Lá há mais de três mil lojas de discos, e elas são estabelecimentos capazes de mudar a paisagem urbana. São os primeiros a se instalar em bairros de aluguéis baratos. Em seguida, vem um café na esquina mais próxima e também os músicos, mudando completamente a realidade local”, diz Elisa.

O programa não fica só no jazz, mostrando também sua relação com o blues e o quanto um estilo deve ao outro. Músicos conhecidos da cena de Chicago, como Ahmad Jamal, Phil Cohran (ex-Sun Ra Arkestra), Tail Dragger, Willie Buck e Lindsey Alexander, além dos próprios frequentadores da loja, falam sobre as diferenças e semelhanças entre jazz e blues. “O blues é sentimento, ele vem do coração”, diz na série Tail Dragger, que está na ativa desde os anos 60 e costuma ser comparado a nomes como Howlin’ Wolf. “Mas ele está acabando, porque os jovens estão na do rap. Não se acha mais um garoto negro tentando tocar blues.”

A série ‘Minha Loja de Discos’ fica no ar até 1º de dezembro. Os próximos episódios do mês mostram as lojas Waterloo, em Austin (dia 6 de outubro), Goner Records, em Memphis (dia 13), Grimey’s — New and Pre Loved Music, em Nashville (dia 20), e Poobah Records, em Los Angeles (dia 27) . As reprises acontecem terça, às 16h; quarta, às 9h30 e 16h30; quinta, às 19h30; sexta às 8h30; sábado, às 18h; e domingo, às 6h.

Você pode gostar