Por daniela.lima

Rio - Na casa de Adriane Galisteu e Alexandre Iódice, quem assume o fogão é o empresário do mundo fashion. “Ele não é chef, mas sabe cozinhar muito bem e por prazer”, elogia a apresentadora, que não tem intimidade com as panelas. “Se precisar, faço uma massa”, admite. Pela primeira vez, o casal divide o comando de um programa, a série ‘Papo de Cozinha com Dri e Alê’, que estreia hoje, às 21h20, no canal por assinatura Discovery Home & Health. Enquanto ela conversa com os convidados, ele exibe seus dotes culinários.

“Fazemos, uma vez por semana, uma reunião em nossa casa para os amigos. Vamos para a cozinha, o Alê prepara a comida, e a gente fica batendo papo. O programa é exatamente isso”, conta Galisteu, que foi a maior incentivadora do marido. “Ele é tímido. Quando falei do programa, não achou que fosse verdade.” 

Adriane Galisteu e Alexandre Iódice vão comandar o 'Papo de Cozinha'Divulgação


A cada episódio — seis ao todo —, o casal recebe duas personalidades para um papo descontraído em torno do fogão. Diferentemente de outras atrações, Galisteu não segue um roteiro. “Minha postura é completamente diferente. Estou como mãe, mulher e amiga dos entrevistados. Não me preparei, não tenho a pergunta na ponta da língua. Até o figurino e a maquiagem são mais naturais”, adianta.

Estreante na TV, Alexandre teve dificuldade nos primeiros episódios. “No começo, fiquei um pouco travado. O problema não era a câmera, mas explicar as receitas e preparar a comida ao mesmo tempo. Depois, peguei a mão”, revela. A aventura na cozinha começou há cinco anos, logo após o casamento com a apresentadora. “Sempre gostei, mas ela me incentivou muito, passei a cozinhar com mais frequência. É uma terapia gostosa.”

Em casa, ele gosta de ter a mulher por perto quando está no fogão. Mas entrega: “Às vezes, ela atrapalha, mexe nas panelas, senta na mesa.” Massa é a especialidade do empresário, que prefere fazer pratos do dia a dia, sem sofisticação. “Gosto de testar ingredientes e temperos”, conta. No primeiro episódio, ele prepara um hambúrguer especial para a modelo Carol Ribeiro e o estilista Dudu Bertholini.

Galisteu está feliz com o desempenho do marido na série. “Alê está bem natural”, garante. O filho do casal, Vittorio, também aparece circulando na cozinha — de um sítio em Cotia, interior de São Paulo, onde a série foi gravada. “Ele entra, sai, volta, vai brincar, como se estivesse em casa”, explica. 

Enquanto não volta à TV aberta, a loura criou dois novos projetos para ficar mais próxima do público: um blog, lançado ontem, e um canal no YouTube, ‘Galisteu sem Filtro’, ainda sem data de estreia. “Escrevo sozinha o blog, a cada dia da semana falo de um assunto”, conta ela, que soma 2,5 milhões de seguidores no Twitter e um milhão no Instagram, além de 300 mil curtidas no seu perfil do Facebook.

“Para o YouTube, gravei matérias com meu celular e uma câmera, sem produção, como uma invasão a uma cozinha de restaurante e um papo com um garoto de rua”, adianta. Afastada do Carnaval carioca desde 2012, Galisteu também planeja desfilar novamente pela Portela. “Tenho vontade de voltar. A Portela foi minha escola por sete anos, faz parte de minha história”, assume. 

Receita de Alê: Hambúrguer com cheddar, cebola caramelizada e jalapeños com batata chips

INGREDIENTES:

- 4 pães de hambúrguer de boa qualidade
- 720g de fraldinha moída com 20% de bacon
- 8 fatias de queijo cheddar
- 4 folhas de alface
- 4 rodelas de tomate
- pimenta do tipo jalapeño a gosto
- 2 cebolas roxas em rodelas
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 700 g de batata roxa em lâminas finas
(reservar em água)
- 3 galhos de tomilho desfolhado
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- 1 colher de sopa de orégano seco
- óleo para a cebola caramelizada
- 1 dente de alho
- 1 e 1/2 limão espremidos
- Erva-doce ralada

MODO DE PREPARO:

- Para a cebola caramelizada, adicione 2 colheres de sopa de óleo à frigideira, refogue a cebola e, na sequência, adicione o açúcar.
- Deixe refogar por cerca de 15 minutos até criar uma aparência bem macia e dourada. Se necessário, adicione água aos poucos para não queimar, e reserve.

- Finalmente, para o hambúrguer: rale um pouco de erva-doce diretamente na carne e misture.

- Divida a carne em 4 porções arredondadas. Tempere com sal e pimenta.

- Amasse cada uma delas, a fim de formar um hambúrguer firme (pressione bem) com cerca de 3 cm de altura e 10 de diâmetro. Se tiver um aro desse tamanho, ele pode ser usado.

- Corte os pães pela metade e doure-os na frigideira do hambúrguer – que deve ter fundo grosso – e reserve.

- Adicione os hambúrgueres na frigideira quente em fogo médio e deixe cerca de 5 minutos do primeiro lado sem mexer (isso vai permitir que se forme uma base caramelizada, que vai impedir que o hambúrguer se despedace).

- Vire-os e depois de 3 minutos adicione o queijo em cima de cada um deles, baixe o fogo, despeje um pouco de água na frigideira (cerca de 25 ml) e tampe. Isso vai ajudar a terminar de cozinhar o hambúrguer e, especialmente, a derreter bem o queijo.

- O hambúrguer vai ficar ao ponto. Se gostar mais ou menos passado, você pode alterar o tempo de cocção.

- Asse as batatas no forno. Tempere as batatas chips com sal, pimenta, tomilho, salsinha e orégano.

- Para a montagem: na base, ponha o hambúrguer com queijo, o tomate, a alface, a cebola caramelizada e os jalapeños, sirva com as chips crocantes, maionese e mostarda extra na mesa.

Você pode gostar