Por daniela.lima

Rio - O biólogo e apresentador Richard Rasmussen já percorreu o mundo inteiro para mostrar animais exóticos. Só na África ele esteve oito vezes, sendo seis a trabalho. A mais recente viagem ao continente africano resultou em seis episódios inéditos da série ‘Mundo Selvagem de Richard Rasmussen’, cuja segunda temporada estreia hoje, às 22h30, no Nat Geo. 

O biólogo e apresentador Richard Rasmussen posa com um rinoceronte%3A mil animais são mortos por ano Divulgação


“Desta vez, visitamos sete países, entre os quais Moçambique, Uganda e Quênia, que eu não conhecia”, conta Richard, que nesta expedição mostra as cinco espécies africanas mais ameaçadas de extinção, entre elas os rinocerontes, tema do primeiro programa. “É o meu animal africano predileto! Por conta do corno, ao qual são atribuídas propriedades medicinais na Ásia, mil rinocerontes são mortos todos os anos”, revela.

Em Uganda, Richard realizou um sonho de infância: ficou frente a frente com uma família de gorilas da montanha. “Existem apenas cerca de 800 deles ainda vivos. Foi espetacular estar ao lado de um macho líder do grupo, chamado de costas prateadas, enquanto ele calmamente se alimenta da vegetação e olha para você”, comemora.

Sem medo, o biólogo parece ignorar os riscos ao se aproximar muito de bichos letais. Faz parte de seu show. Mas, há três meses, levou uma mordida de jacaré durante a gravação no Pantanal de seu programa na Band, ‘Sábado Animal’. Já na Tanzânia, o perigo foi a captura de uma mamba-negra.

“Ela é considerada a serpente mais perigosa da África por sua atitude e potência do veneno. Para mim, foi quebrar um tabu e, claro, um risco administrado”, garante Richard, que já teve programas na Record e no SBT.

Durante a viagem, ele visita três tribos africanas, que mantêm costumes e tradições de seus ancestrais. Sobre comida, o apresentador diz que não pode se recusar a provar nada, por mais estranho que pareça, como miúdos de antílopes. “Foi o que mais me impressionou, mas realmente a culinária africana em geral é bem diferente e muito apimentada.”

Você pode gostar