Por tabata.uchoa

Rio - Onde come um, comem seis. Mas na casa comandada por Patrícia Poeta, Cissa Guimarães, Ana Furtado, Tiago Leifert, André Marques e Zeca Camargo cabe o Brasil inteiro. Resta saber se as mulheres vão ditar as normas do local ou se os homens é que vão dominar os ambientes, que serão mostrados a partir do próximo sábado, às 9h, quando estreia o programa ‘É de Casa’, no formato ao vivo com os seis apresentadores.

“Quem pode manda, quem é esperto obedece. E os meninos são bastante espertos”, diz Cissa, às gargalhadas. Mas tudo não passa de uma grande brincadeira, já que os apresentadores fazem coro ao dizer que não existe protagonista e que a grande estrela é a casa, montada com mais de seis cômodos, especialmente para eles.

Time de ouro da Globo divide o mesmo teto na disputa pela audiência das manhãs de sábadoDivulgação

“O sábado combina com um bate-papo e nossa casa no programa é uma janela para o mundo. É o dia em que as pessoas sentam no sofá e pensam: ‘O que vou fazer de comida? Será que convido alguém para vir aqui? Tenho que comprar algo?’”, explica Patrícia, que estava há oito meses longe da TV depois de deixar a bancada do ‘Jornal Nacional’. A questão é que todos eles agora terão um programa para chamar de seu. Nada de ficar fora do ar descansando ou cobrindo férias dos colegas.

“Aqui, vamos ter um papo reto. E cada ambiente da casa vai ter uma força. Nossa sala de estar vai representar a família que nos assiste”, analisa Ana. “Esse programa é uma tendência mundial, com a família em cena”, acrescenta Patrícia.

Mesmo antes da estreia, já dá para sentir que cada um tem uma identificação maior com alguma parte da residência. Cissa, por exemplo, tem um carinho especial pelo quarto. “É o pulmão da casa. Onde respiramos nossa intimidade. Todos poderão transitar por todos os ambientes, mas confesso que não sei pilotar muito bem um fogão. Só lavo louça. Mas quando eu estiver na garagem, troco até pneu se precisar”, diverte-se Cissa.

“Lugar de mulher é no quarto, o do homem é na cozinha”, interfere Zeca, que logo avalia os utensílios para cozinhar. E com isso ele consegue descobrir que Patrícia Poeta só se arrisca no brigadeiro e que Ana Furtado arrasa na bacalhoada.

“Nenhum de nós conseguiria fazer isso aqui sozinho. Essa é a verdade. O público vai poder interagir e, sempre que der, vamos tentar responder às perguntas”, conta Tiago. O jornalista ainda revela que ir para o entretenimento significa poder abordar temas que gosta mais e se sente confortável. “Quando era do esporte, tinha que fazer desembarque de atleta. Eu não curtia”, revela, de forma bem-humorada.

O programa terá três horas de duração e um dinamismo que realça o improviso e condena o falso. “Era um horário carente, mas foram feitas várias pesquisas até chegarmos nesse formato. E eu estou muito feliz, porque o que mais amo fazer é ficar em casa com meus dogs”, justifica André, que já está curtindo o furduncinho que a casa cheia representa.

“Ninguém aqui se parece. Nem fisicamente nem de personalidade. Às vezes, não vamos concordar com algo, mas eu não faço tipo, se eu não gostar, falo na beiça mesmo. Mas aqui vamos mostrar que não concordar é dizer para o público que nem sempre um está certo e o outro errado”, analisa ele.

Enquanto André vai ter que deixar seus cachorros órfãos aos sábados pela manhã, Patrícia Poeta também vai ter que esquecer os passeios na praia, no clube e o café quentinho que costumava tomar ao lado do marido e do filho. “Era uma delícia. A partir do dia 8 de agosto isso ficará para a parte da tarde”, diz ela, aos risos.

O desejo da jornalista é que todos estejam convidados para invadir a sua casa (a que serve de cenário para o programa, é claro). E pode até ser que você se delicie com um churrasco feito por ela. “Quando eu fico sabendo que vou receber visita para almoçar no sábado, a primeira coisa que faço é perguntar para o meu marido se tem carvão e carne. A chance de ser um churrasco é enorme. Casa de gaúcha é assim”, alegra-se.

Ana também terá que deixar a filha Isabella brincando em outras companhias para poder se dedicar a outras crianças, que estarão assistindo ao programa. “Em casa eu sou muito organizada, libriana, né? Gosto de tudo muito harmônico. Um dos cômodos da minha casa que mais gosto é o quarto da minha filha, eu já chego perguntando do que a gente vai brincar. Esse momento acaba sendo minha válvula de escape”, confidencia Ana, que vai abordar temas como moda, beleza, malhação e finanças.

Por falar em malhação, outro que não vai fugir do tema é André Marques, que vem sendo alvo de comentários por sua boa forma, após realizar uma cirurgia bariátrica. “Comentam muito na internet, mas é gente que não mostra o rosto. Algumas pessoas gostam, outras falam: ‘Agora você está magro demais’. Sempre vão falar. Estou pesando 86 kg e muito feliz com meu corpo. Também caguei pra quem não está curtindo”, desabafa.

E como casa cheia é quase sempre sinônimo de bagunça boa, muitos convidados vão participar do programa. Mas não esperem rostos famosos do universo da televisão ou da música batendo ponto por lá. “Nossa ideia é trazer rostos desconhecidos, pessoas que venham contribuir com algum assunto, trazer novidades. Mas, eventualmente, terá algum artista, sim”, explica Zeca, que não fez nenhuma preparação especial para a estreia.

Já Patrícia Poeta fez mechas no cabelo, entrou para aula de samba e apostou no detox. “Me cuidei em termos de saúde. Procurei estar bem, fiz detox, estou fazendo exercícios de crossfit e, desde fevereiro, faço aulas de samba. Tem sido uma terapia. Eu sambava muito mal, agora estou bem. É uma delícia, depois de uma hora eu saio toda suada. Mas, gente, eu não quero virar a Globeleza, não”, avisa, aos risos.
Quanto ao figurino, Patrícia também terá um pouco mais de liberdade do que quando trabalhava apenas como jornalista. “Vamos poder usar o que quisermos. Gosto de me sentir à vontade e quero que as roupas tenham algum equilíbrio. Pode até usar minissaia, mas eu não vou usar porque não combina comigo”, assegura.

Entramos na casa que será cenário do novo programa

A inauguração da casa é só no próximo sábado, mas o open house foi adiantado para que os jornalistas pudessem conhecer um pouco mais a residência em que os seis apresentadores habitarão todo sábado pela manhã. Fui recebida por Tiago Leifert, que dispensou seguranças e porteiro e abriu pessoalmente a porta do local, que mais faz lembrar uma casa de campo muito agradável.

Não muito longe da entrada, me deparei com uma garagem/oficina, cheia de ferramentas, colas, cordas, fitas adesivas, pincéis, marretas. Fiquei pensando: ‘Que raio de coisa eles vão fazer aqui?’. Logo André Marques explicou que naquele local farão bricolagem, no melhor estilo ‘faça você mesmo’. Temi pelos dedos deles a cada martelada.

Não demorou muito para Patrícia Poeta pedir que eu me acomodasse na sala de estar, com um sofá grande, e objetos que desejei levar para casa, como umas lâmpadas usadas como decoração de parede, em que tinham alguns rostos pintados. Confesso que nesse momento eu só pensava em ir para a cozinha, pois passo a maior parte do dia com fome, apesar de comer bem.

Mas tive que me contentar com a Cissa Guimarães mostrando um quarto que parecia de um adolescente, coisa que ninguém mais é ali. Mas ela explicou que ele vai mudar a cada programa. Ufa! A parte mais legal da visita foi sentar na rede colorida no jardim, junto com Tiago, que revelou que não levará mais ninguém para lá junto com ele além de mim, já que é comprometido. Os anfitriões me presentearam com um roupão de banho. Mas, vou te dizer, eu nem vi banheiro por lá. Xi...

Você pode gostar