Barbara Borges - Vinicius Mochizuki
Barbara BorgesVinicius Mochizuki
Por BRUNNA CONDINI

Bárbara Borges, a Livona da novela 'Jesus', da Record, posou com exclusividade para o caderno com o clássico vermelho nos lábios. A cor se reinventa a cada estação e permanece firme como tendência do verão 2019. A atriz fala da potência da cor, da relação com a maquiagem, da personagem bíblica e das transformações do corpo.

O DIA: Como é sua relação com a maquiagem? É daquelas que não saem sem?

BÁRBARA: Adoro maquiagem. Mas, no geral, sou mais básica. Às vezes, saio de casa sem me pintar e, às vezes, não resisto a um corretivo para melhorar a olheira das noites mal dormidas. Principalmente quando meus filhos ficam doentes (ela é mãe de Martin Bem, 4 anos, e Theo Bem, 2). Também uso uma máscara para os cílios. Isso já me dá um 'levante'!

Usa esse tipo de make na vida? Quando?

Com certeza! Gosto muito de usar batom vermelho. Normalmente, uso em festas à noite, mas já aconteceu também de usar em alguma ocasião diurna. Dou preferência sempre a uma make mais neutra e deixo o 'tchan' para o batom vermelho.

O que a boca vermelha representa para você, quando se trata de se sentir feminina ou empoderada?

Sei que na história do feminismo o batom vermelho é um símbolo de empoderamento. A boca vermelha das mulheres, na marcha pelo direito ao voto feminino em 1912, deixou sua marca até hoje. Nunca será esquecida! Mas hoje em dia, uma mulher empoderada não tem uma cor de batom específica. Ela é empoderada com batom de qualquer cor, ou sem batom.

O que não pode faltar na sua bolsa de maquiagem?

Corretivo, blush, máscara para os cílios, um batom nude e, claro, um batom vermelho.

Que truque de make aprendeu e não abre mão?

Aprendi a colocar cílios!

Na novela, sua personagem parece quase não usar maquiagem. Isso é tranquilo para você?

Achei ótima a escolha da direção, que foi a de que ela seja o mais natural possível. Traz mais veracidade para a obra. Não tenho problema em me ver de cara lavada. Sou uma mulher prestes a completar 40 anos, em paz com as marcas de expressão da vida e sem neuroses quanto ao envelhecimento. Aprendi que a beleza é um estado de espírito. Me sinto bem, me sinto bonita por ser quem eu sou.

Em 'Jesus', sua personagem foi usada por Caifás (Eucir de Souza) e Judite (Marcela Muniz) para gerar um filho para eles. Mas tentou se aproveitar da oportunidade para melhorar de vida. Ela é vilã ou não?

Ela não é linear. Me dá a possibilidade de experimentar muitas nuances. Tem ambição, é dissimulada e destemida. Tem uma vilania, levando em consideração essas características de sua personalidade. Mas não acho que ela seja uma vilã-mor.

É religiosa? Tem fé em quê?

Me considero espiritualista. Não sigo nenhuma religião, mas tenho fé em Deus, no amor. Tenho interesse e me dedico ao despertar da consciência através da prática do silêncio e o canto de mantras, que são ferramentas que me auxiliam no autoconhecimento, na minha evolução.

Você tem dois filhos pequenos. Como fez para manter a forma depois da gravidez?

Depois que me tornei mãe vivi um processo intenso de ressignificação de vida e desconstrução de imagens e dos meus padrões antigos. Já não era mais a mesma, meu corpo já não era mais o mesmo e tudo bem isso! Agradeço muito a mulher que fui antes da maternidade e reverencio a mulher que me tornei sendo mãe. Manter a forma passou a não ser minha preocupação e prioridade. Queria descobrir o que me fazia bem. Passei a gostar de correr e de fazer ioga. E voltar a dançar foi um resgate maravilhoso que pude ter, durante a minha participação no programa 'Dancing Brasil'. 

Inspirando-se no visual de Bárbara

Para a make

"Fiz uma maquiagem em tons de nude e com iluminador rosado. Com um leve delineado nos olhos e blush dando toque bronzeado. A boca é bem marcada em tom de vermelho matte. Me inspirei na Audrey Hepburn", ensina Henrique Terra, makeup artist do Veluccis Coiffeur.

Para o cabelo

Mousse para dar volume e spray fixador

"Quis dar nesse cabelo uma aparência clássica e ao mesmo tempo moderno, juntando o preso com a trança embutida, que é supercontemporânea e sempre está em alta"

Fagner Faust, hairstylist do Veluccis Coiffeur 

 

 

Fotos: Vinícius Mochizuki

Produção de moda: Cláudia Mello

Cabelo: Fagner Faust do Veluccis Coiffeur

Maquiagem: Henrique Terra do Veluccis Coiffeur

 

Você pode gostar
Comentários