Cuidados com a pele no verão (PAG. 2) - arquivo pessoal
Cuidados com a pele no verão (PAG. 2)arquivo pessoal
Por BRUNNA CONDINI | brunna.condini@odia.com.br

Rio - Nesta época do ano, o calor aumenta e as atividades ao ar livre também. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas.

A dermatologista Flavia Haikal fala sobre os cuidados com a pele e dá dicas preciosas. Mulheres (e uma menina) com idades e perfis diferentes também dão seus depoimentos, lembrando que a prevenção e os cuidados devem começar cedo.

A pele é uma 'capa de proteção', mas também absorve substâncias. Então, é bom atentarmos para sua exposição e termos carinho e cuidado com o que usamos nela.

Independentemente da faixa etária e da cor da pele, a dermatologista Flavia Haikal destaca a importância de se hidratar constantemente. "Água de coco é um dos melhores hidratantes, pois tem também eletrólitos como potássio, que repõe de forma mais completa a pedra hídrica. Durante a praia ou lazer, não se esqueça de ingerir líquidos", recomenda.

A dermatologista aconselha ainda outras práticas:

Cuidado com o horário de exposição ao sol, mesmo quando estiver somente mormaço, pois aí também há muita radiação ultravioleta;

No horário entre 10h e 16h há maior emissão de raios ultravioleta. É quando ocorre maior perigo em relação ao câncer de pele. Porém, nos outros horários, também se deve usar filtro solar. Os filtros devem ser aplicados em camadas grossas para proporcionarem uma proteção eficaz. Outra dica importante é deixar uma parte do corpo (pode ser somente a mão) sem proteção solar pelo menos 15 minutos por dia para absorção adequada de vitamina D.

Além da aplicação de filtro solar diariamente e não apenas nos momentos de lazer , a SBD destaca que é fundamental o uso de chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, porque bloqueiam a maior parte da radiação ultravioleta. 

Aretha dos Anjos, 15 anos, estudante

“Vou muito à praia e sei que o principal cuidado é o uso diário do protetor. Também busco me manter hidratada e vou várias vezes no mar. Quando estou em casa, faço algumas receitas caseiras, como máscara de morango com açúcar, máscara de mel, máscara de iogurte”.

Dica Dra. Flavia:

“Nessa faixa etária, as meninas normalmente apresentam uma pele pouco a moderadamente oleosa. Devem usar filtro solar oil free. Se engana quem pensa que pele negra não precisa de proteção”. 

Viviana Navarro, 38 anos, Jornalista

“Fico muito na piscina e faço treino na praia. Uso gel de limpeza pela manhã e à noite. Passo bloqueador solar FPS 70 e um ácido à noite para o melasma”.

Dica Dra. Flavia:

“Esse perfil (branca e mais de 35 anos) é o de maior preocupação. Além de ter um fototipo baixo (risco de câncer de pele), a exposição ao sol facilita o fotoenvelhecimento. Cuidado dobrado, com filtro químico fator acima de 30, e por cima um físico (cor da sua pele), que aumenta a proteção, além de chapéu e roupa de tecido com fotoproteção”. 

Pâmela Angélica Silva do Nascimento 30 anos, atriz, e a filha Luna, 10 anos

“Uso produtos de origem natural, esfoliantes e máscara de argila. Bebo muita água, não saio de casa sem protetor. Inclusive, a minha base da maquiagem tem protetor solar. Luna também usa protetor no rosto e come muita fruta”.

Dica Dra. Flavia:

“Os filtros com cor têm proteção física, protegendo mais a pele dos raios UVA, UVB, infravermelho e luz visível. Já a pele na infância deve ser muito protegida do sol. As queimaduras solares que ocorrem nesta fase são as que mais ocasionam câncer de pele na idade adulta. Aplicar filtro solar fator 30, de preferência que tenha filtro físico”.

Você pode gostar
Comentários