Barbara França - Guilheme Lima 2017
Barbara FrançaGuilheme Lima 2017
Por BRUNNA CONDINI

Rio - Ela nasceu em 31 de outubro de 1992. Não viveu o auge dos anos 1990, década que liberou a expressão personalizada na moda: identificação e estado de espírito pulavam do armário para o corpo. A onda dos anos 90 não deixava lugar para preconceitos.

Com essa liberdade, Barbara França, no ar como a VJ Nicole em ‘Verão 90’, se identifica. “Era pequena na época, apesar de ter várias referências destes anos que curto, na música, no vestir. Era tudo muito divertido, vivo”, diz Barbara. “Nos anos 2000, já assistia à MTV (cuja programação mais voltada para a música durou até 2013).

Os figurinos da Nicole são os mais modernos da novela, isso era característico dos VJs, os apresentadores de vídeos na TV. As roupas da personagem são bem parecidas com os looks deste ensaio”.

MODA PRA QUE TE QUERO

A atriz chegou no Rio Othon Palace, em Copacabana, animada com a proposta de misturar alguns dos hits  os 90: o grunge, a lingerie à mostra, a liberdade de misturar feminino e masculino, t-shirt e calça cintura alta com scarpin, street style, makes e penteados que voltam quase 30 anos no tempo. Tudo ornando com as peças de jeans em evidência na época. Atemporal e mais estiloso do que nunca. “Amei! Isso aqui é uma vibe minha, muito Barbara. Nunca tive estilo romântico, bonequinha”, garante. “Falam que tenho cara de princesinha, mas não é por aí. Gosto do lado transgressor da coisa, rock’n roll, moderno”.

Barbara usa e abusa da intimidade que tem com as lentes. “O caminho mais comum é trabalhar como modelo e depois se descobrir atriz. O meu foi o inverso. Comecei como atriz com 13 anos, e como modelo com 16”, lembra a mineira de São Lourenço. “Quis ter um retorno financeiro mais constante, a profissão de atriz é muito instável. Queria investir em cursos de teatro, cinema. Precisava da grana e comecei a trabalhar como modelo. Foi ótimo, ganhei consciência corporal”.

E moda é um assunto que tem sua atenção. Vaidosa, ela curte acompanhar as tendências. “Mas sou fiel a mim, ao meu gosto, tem que ser autêntico. Também não gasto horrores numa peça, tento praticar o consumo consciente. Acho que tudo é questão de buscar um equilíbrio”.

LIKE A VJ

Em ‘Verão 90’, a atriz dá vida à Nicole Ferraz, apresentadora na PopTV (inspirada na MTV), também ligada à moda e que gosta de chamar um ‘tantinho’ à atenção por onde passa. Ela também é amante de Quinzinho (Caio Paduan), filho do dono do canal. Barbara conta que além de alongar e clarear os cabelos, mergulhou nos registros de vídeos com as performances das famosas VJs da época. “Elas são incríveis. Assisti a Astrid (Fontenelle), a Sabrina Parlatore, a Sarah (Oliveira). Mas a Didi Wagner acabou sendo a maior referência”, divide. “Observei o corpo, a linguagem dinâmica e informal, jovem, moderna”.

Barbara revela que o fato de estudar jornalismo também tem facilitado seu entendimento da rotina da personagem. “Ela é uma apresentadora, né? Então eu ser quase uma jornalista, ajuda”, afirma.

“Termino a faculdade no fim deste ano. Vamos ser colegas (risos). A faculdade não é só um plano B, o jornalismo me ajuda como atriz. E tenho vontade de levar meu lado atriz para o jornalismo, explorar um lado apresentadora. Seria incrível ter uma oportunidade, estou aberta a essas experiências”, anuncia.

NO AGORA

Aos 26 anos, a loura tem bastante consciência que paciência e determinação são fundamentais nesta profissão. “Na TV sempre batalhei e venho fazendo papéis bacanas”, conta. “Quando fiz ‘Malhação’ (2016), fui uma vilã, em ‘Tempo de Amar’ (2017) fiz uma mocinha, novela das seis. E agora uma mulher moderna, descolada. São personagens bem diferentes, numa sequência, fico feliz”.

Empolgada com o atual momento, ela não gosta de fazer planos a longo prazo. Nem na vida pessoal. Namorando há seis anos o também ator Mauricio Pitanga, ela garante que o casal não se sente pressionado a oficializar a união. “Temos muita vontade de casar. E de ter filhos também, mas estamos focados no trabalho. Apesar de estarmos juntos estes anos todos, ainda somos muito novos”, diz.

“Admiro muito o Mauricio. Acho que é a primeira coisa para querer ficar com alguém. Temos pontos em comum que valorizamos muito. Somos bem humorados, bobos. Preciso de alguém assim ao meu lado, leve. E ele tem uma alma feminina. É amoroso, parceiro, cúmplice em tudo. E é muito família”, derrete-se.

Ela se diverte ao revelar. “Tive dois namorados na minha vida. Nunca fiquei solteira desde os 16 anos”, recorda.

“Sou escorpiana, muito intensa. Sabe aquela história que não conseguir só molhar a pontinha do dedo na água? Me jogo! Gosto de me aprofundar em tudo, na vida amorosa e profissional. Sempre invisto tudo. Gosto de ser inteira no que faço”. 

 

 

Coordenação: Brunna Condini

Produção de Moda: Rodrigo Barros

Assistente Produção de Moda: Fernanda Cruz

Fotógrafo: Guilherme Lima

Assistente de fotografia: Letícia Lavatori

Beleza: Lucas Almeida

Agradecimentos especiais: Luizi Costa, Marcelo Moraes e Rio Otthon Palace Copacabana

Você pode gostar
Comentários