A embaixadora Salon Line Marieli Mallmann tem o formato ondulado  - Dio Bastoge
A embaixadora Salon Line Marieli Mallmann tem o formato ondulado Dio Bastoge
Por O Dia

Rio - Com as altas temperaturas deste verão, os cabelos ficam ainda mais expostos ao sol e podem sofrer com os raios ultravioletas. Sem a proteção necessária, os fios passam por diversos danos, como ressecamento e quebra. Por isso, todo cuidado é pouco — e isso vale para lisas, onduladas, cacheadas e crespas. Não à toa, é preciso ficar atenta ao uso de acessórios e incluir a hidratação na rotina, minimizando assim, os efeitos do sol.

Para cuidar de qualquer tipo de cabelo, é preciso saber que cada um precisa de proteção e tratamentos próprios durante o verão. Os lisos, por exemplo, possuem fios alinhados e, por isso, costumam ser mais oleosos. Os crespos são naturalmente secos e demandam uma dose extra de hidratação. Descubra como cuidar de todos eles com algumas dicas e adoção de novos hábitos.

Liso

Este cabelo costuma ser mais oleoso e, por isso, é fundamental usar produtos específicos para este problema. Também é importante evitar produtos à base de óleo. A recomendação é da cabeleireira Clau Theofilo, do Espaço Soul, em São Paulo. "Com produtos próprios, não há chance do cabelo pesar", orienta. Uma boa opção é o Shampoo Meu Liso Limão Detox, da Salon Line, que limpa a raiz e hidrata as pontinhas.

Ondulado

O cabelo ondulado é aquele que chega a formar espirais. Entretanto, o formato costuma ter a raiz mais lisa e é mais suscetível ao frizz. Tanto para o ondulado fino, médio ou grosso, o ideal é usar produtos leves para cuidar dos fios, como o creme para pentear e ativador de cachos. Nada de cremes e manteigas. Para o médio, outra indicação é utilizar finalizadores anti-frizz.

Cacheado

Estes grandes aliados possuem ativos emolientes em sua fórmula que garantem proteção, hidratação e definição. "O cabelo cacheado pede o uso de ativador de cachos, pois acaba definindo os fios", explica a cabeleireira Clau. Já para os de curvatura mais acentuada, é importante investir em finalizadores que promovem o controle de frizz, além shampoos com agentes hidratantes, já que os fios costumam ficar mais secos.

Crespo

No cabelo crespo, é normal que a oleosidade não alcance as pontas dos fios por conta de seu formato em espiral. Por isso, a hidratação é super necessária para evitar a quebra dos fios expostos ao sol. A indicação é evitar lavar o cabelo todo dia ou até mesmo aderir ao método co-wash, em que troca-se o shampoo por um condicionador específico. "Caso ache a ideia radical, dê preferência aos sem sulfato, com propriedades hidratantes", orienta Marcella Dias, diretora artística do salão Mega Hairline e parceira Salon Line.

Crespíssimo

No caso dos fios crespíssimos, o melhor é apostar nos shampoos mais densos e cremosos, já que essas versões possuem ativos hidratantes mais poderosos. "Desembarace com um pente de dentes largos e sele os fios com óleo de coco, jojoba ou argan", explica Marcella. Outra dica é evitar tocar nos fios. Só assim é possível minimizar possíveis quebras e ajudar no crescimento.

Além disso, para quem tem cabelo crespo, é recomendável uma rotina de hidratação. Para isso, Marcella indica que as mulheres façam tratamentos potentes a cada três dias.

 

Para proteger
Publicidade
Experimente blindar o cabelo da ação do sol com produtos que tenham proteção solar na fórmula. Eles formam uma película protetora ao redor dos fios, protegendo-os. E tem mais: esses produtinhos são ótimos para quem tem cabelo colorido já que o protege do desbotamento.
Também é necessário aparar os fios a cada três meses para evitar pontas duplas, que tendem a aparecer com mais frequência no verão, quando os fios estão expostos ao sol.
Publicidade
Lembre-se também que o couro cabelo também sofre danos, como irritação e queimaduras. Isso significa apostar em chapéus largos, bonés e lenços para proteger a área da exposição excessiva aos raios solares.
Você pode gostar
Comentários