A atriz Waleska Freitas em ensaio sport chic  - Alexandre Brum / Agencia O Dia
A atriz Waleska Freitas em ensaio sport chic Alexandre Brum / Agencia O Dia
Por Isabelle Rosa

Rio - Quem disse que a roupa com cara de academia ou até mesmo aquele moletom deixado de lado no armário não podem se tornar um look bem casual, moderninho e até mesmo mais chique? Em ensaio exclusivo para O DIA, a atriz Waleska Freitas se diverte ao posar para as fotos e prova que, para arrasar com as peças que não são tão valorizadas no dia a dia, basta ter estilo e personalidade.

"Eu adoro usar looks esportivos. Eu sairia da academia com uma legging e um casaco desses (o preto e branco do ensaio) e iria para um jantar romântico ou até mesmo para a balada. É só tirar o tênis e colocar o salto. Esses looks são maravilhosos. O vestido de moletom e o salto são uma prova que dá para ficar chique de moletom, sim. Acho que a gente tem que rever esses padrões da moda. Já fui diversas vezes a um evento muito importante de moletom. E eu me senti bem. Quem faz a moda é a gente. Eu estou bem, feliz e confortável", comenta ela.

A atriz ainda chama a atenção para o preconceito que a mulher sofre quando veste uma roupa com um tecido mais 'simples'. "O homem usando um moletom é moderninho, 'cool'. A gente coloca, e dizem que é roupa pra dormir. E não é. Eu não estou indo dormir, estou indo sair, e eu estou bem maquiada, gata e me sentindo bem. No final, é isso que importa", avalia.

Peça em cartaz

Waleska interpreta a personagem Bianca na peça 'Farsas de uma Nação', que encerra sua primeira temporada, no Teatro Fashion Mall, em São Conrado, no próximo sábado (dia 27), às 19h. "A peça tem uma história muito dramática. Ela gira em torno de um advogado recém-formado, Leonardo Rosseti. Ele pegou um caso que deu muita repercussão na cidade, de Gentil de Oliveira, que tem uma barraca de flores, e foi preso pelo assassinato da filha dele. Ele matou a pessoa que estuprou a filha dele. Então, Leonardo pega o caso e acaba vencendo. Consequentemente, ele consegue outros clientes e casos. A ambição do dinheiro cresce na vida dele. O resto eu não posso dizer, as pessoas têm que ir assistir", diverte-se.

A atriz adianta um pouco sobre sua personagem no espetáculo. "É a Bianca, que é namorada do advogado Leonardo Rosseti. Como a peça tem um drama muito pesado, a gente fala sobre feminicídio, estupro, ambição, a minha personagem simboliza a esperança. É aquela pessoa que vê graça em tudo, que vê a esperança em tudo. É a parte leve, engraçada. A peça tem duas fases: a primeira, em que o Leonardo não tem muita grana, pega esse caso, e a Bianca está namorando com ele, tem o sonho de casar com ele. Na segunda fase, ela tem um lado mais obscuro pelas coisas que aconteceram com ela, como as traições", conta.

17/04/2019 - Ensaio de Moda com a atriz Waleska Freitas para o D Mulher. Foto de Alexandre Brum / Agencia O Dia - CAD D ENSAIO SESSAO FOTOS MODA ROUPA LOOK - Alexandre Brum / Agencia O Dia

Semelhança 

Alegre e esperançosa, Waleska diz ter semelhanças com as características da personagem. "Eu me identifico demais com a Bianca. Confesso que na primeira fase não foi tão difícil realizar. Tenho muito esse lado da alegria, de muito esperançosa, eu sempre fui assim".

Temas polêmicos

O público que assiste à 'A Farsa de uma Nação' não passa ileso. "A peça aborda muito o tema do feminicídio, da política. E eu acho muito importante falar sobre isso. O Gentil de Oliveira, que era o vendedor de flores, pacato da cidade, se torna o herói por ter matado o cara que estuprou a filha dele. E deu uma repercussão tão grande na mídia, que, depois, ele se torna senador pela cidade. É uma peça que é necessária de ser vista, pelo tempo que estamos vivendo hoje, em relação à política, feminicídio... Se pararmos para pensar, é o que mais está acontecendo. As pessoas saem da peça muito impactadas, com muitos porquês?", conta Waleska.

Feminista

Graças à personagem, Waleska confessa que se tornou mais feminista. "Hoje, eu me considero mais feminista por causa dessa peça. No nosso dia a dia, a gente acaba tendo uma postura de levar tão a sério esse tema. Mas a partir do momento que eu sou uma figura pública no Instagram e vejo o quanto isso tem de responsabilidade, falar sobre o tema é importante. A partir do momento que a Bianca entrou na minha vida, eu comecei a falar mais e a expor mais assuntos desse viés", comenta.

A atriz revela ainda que não percebeu vários casos de machismo em ocasiões anteriores. "Eu vi que passei por casos de machismo e não percebi. Na época, levei como brincadeira, e não é brincadeira. Porque muitos falam que não tem maldade, mas quando você vai ver, tem maldade, sim. Ainda tem sido um aprendizado pra mim", afirma.

Carreira

Com apenas 24 anos, Waleska tem um currículo extenso. A atriz já fez algumas novelas da Globo. "Me formei na escola de atores do Wolf Maya e no meio do processo, em 2015, eu recebi uma ligação de um produtor me convidando para um teste de uma minissérie da Globo, 'Dois Irmãos'. Fiz o teste junto com a Aline Dias (atriz), e eu passei", conta ela, que acrescenta: "Fiquei imensamente feliz, porque eu não tinha uma formação concluída. Meu primeiro papel profissional foi em uma minissérie das 23h, foi muito impactante, e ela só foi ao ar dois anos depois, em 2017. Ela me deu uma visibilidade muito boa e positiva. Consequentemente, peguei mais trabalhos, mais três ou quatro participações em novelas da Globo, como 'Haja Coração' (2016) e 'Novo Mundo' (2017)".

E o número de trabalhos ainda pode crescer. "Recentemente, fiz um teste muito importante para uma minissérie. Estou esperando uma resposta. Para maio, estou com duas leituras de peça, mas ainda é incerto o elenco. Sempre quando pinta oportunidade, eu estou aqui, 100% aqui, para todos os trabalhos da minha vida", diz ela, que se sente mais madura. "Sinto esse meu amadurecimento profissional. Hoje, eu tenho três anos de formação e, a cada escada que subi, aprendi. Eu me surpreendo, porque estou aqui, consegui e sei que posso conseguir mais. É um processo de amadurecimento que construí e continuo construindo", diz.

17/04/2019 - Ensaio de Moda com a atriz Waleska Freitas para o D Mulher. Foto de Alexandre Brum / Agencia O Dia - CAD D ENSAIO SESSAO FOTOS MODA ROUPA LOOK - Alexandre Brum / Agencia O Dia

Gravação de clipes

A atriz gravou recentemente um clipe com o cantor Belo. "Esta semana foi lançado um clipe do cantor Jon, em que eu participo. Mas tem outros clipes que eu fiz, com os grupos Bom Gosto e Tá na Mente. É um trabalhinho que vem crescendo, aumentando. Eu curto muito fazer clipe, e eles não precisam de uma modelo. Quando me contratam, eles me contratam como atriz", destaca.

Padrão de beleza

Linda e morena, Waleska diz que não tenta se encaixar em padrões de beleza. "Meu padrão de beleza é meu, sou eu, e o seu padrão de beleza é você. Eu costumo usar meu cabelo liso. Mas ele é ondulado, mais pra cacheado. Quando uso dessa maneira, eu me amo da mesma forma de quando estou com o cabelo liso. Costumo dizer que meu padrão de beleza é o que eu me sinto bem. Não tem regra de corpo, de roupa. Isso é a gente que dita", ensina.

O famoso 'sport chic'

A personal stylist Joyce Ribeiro diz que as mulheres hoje em dia prezam pelo conforto ao se vestir. "Não tem nada errado em colocar um moletom, uma jaqueta bomber feminina, um tecido mais levinho na hora de sair. Dá para montar looks incríveis com peças que muitos deixam de lado. Tem gente que nem compra, porque já julga as peças na arara da loja", brinca a profissional.

E não é difícil combinar. "Tudo depende da ocasião. Mas é possível ficar linda com um look esportivo, sim, e tornar ele o famoso sport chic. Basta misturar uma peça esportiva com outra mais sofisticada. Tudo na moda é experimentar e ver o que fica melhor e o que mais combina com seu estilo pessoal", destaca Joyce.

Você pode gostar
Comentários