DEAM Caxias vai contar com acesso à Central de Monitoramento  - Divulgação
DEAM Caxias vai contar com acesso à Central de Monitoramento Divulgação
Por O Dia

Duque de Caxias - A Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) de Duque de Caxias vai contar a partir de agora com o acesso à Central de Monitoramento e Controle do município, além de todas as câmeras de vigilância que mapeiam a cidade. O pedido foi feito pela titular da DEAM Caxias, Drª Fernanda Fernandes, e aceito pela prefeitura. 

“Visando o combate à violência sexual contra as mulheres, especialmente dos casos que ocorrem na rua, a DEAM Caxias solicitou à prefeitura o acesso ao monitoramento da cidade e às imagens das ruas do município. A prefeitura concordou e foi firmada, então, uma parceria para o acompanhamento e vigilância em tempo real através das câmeras que a prefeitura vai ceder para a DEAM Caxias, a fim de elucidar os casos o mais rápido possível. A ação, além de combater os crimes, também vai atuar na prevenção”, explicou a delegada.

Duque de Caxias é o estado com maior número de ocorrências contra a mulher no estado - Divulgação

Casos de agressão batem recorde

A DEAM Duque de Caxias é a delegacia recordista de casos no Estado do Rio de Janeiro. Somente em 2018, foram mais de 300 registros mensais de mulheres que sofreram algum tipo de violência. Segundo dados do ISP (Instituto de Segurança Pública), foram 3,8 mil casos no último ano. Entre os registros de ocorrência feitos diariamente na delegacia, os principais relatos são de facadas, ameaças de morte, socos e outras agressões. 

“Os números são alarmantes na nossa cidade. Infelizmente ainda são mais de 300 casos por mês e mais de 10 casos por dia de agressões e violência contra a mulher. O nosso governo está atento e disposto a mudar essa triste realidade”, afirmou Washington Reis, prefeito de Duque de Caxias. 

Promessa de mais câmeras

O prefeito ressaltou a importância do projeto Caxias Cidade Inteligente, que vai movimentar cerca de R$ 25 milhões em investimentos em Segurança Pública para contemplar, entre outras iniciativas, a ampliação da Central de Monitoramento.

“Serão mais 500 câmeras que poderemos colocar à disposição das instituições, autoridades de Segurança Pública e até mesmo das cidades vizinhas. Esse projeto é especial porque dá agilidade e eficiência ao trabalho, além de usar a inteligência para monitorar com rapidez a ação dos criminosos”, detalhou Reis.

Você pode gostar
Comentários