Por tabata.uchoa

Rio - A inflação em alta prega sustos na hora de pagar a conta do supermercado. Somente o peso da alimentação no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) responde por impacto de 8,07% de janeiro a junho na taxa, que já acumula variação de 10,18% em 12 meses até junho, comprometendo o orçamento doméstico. Mas, segundo especialistas de varejo, algumas dicas simples para fazer as compras resultam em economia de até 30% nos gastos.

Márcia e Marcos cortaram gastos e%2C além de pesquisar preço%2C compram em mercados diferentes para aproveitar os dias de promoçõesMaíra Coelho / Agência O Dia

A principal delas é fazer uma boa lista dos produtos antes de sair de casa. Pesquisar preços e não levar as crianças ao mercado também é recomendável. Os pequenos influenciam no desembolso de supérfluos. “Contenha o impulso e compre de forma consciente”, alerta Alexandre Prado, consultor financeiro.

Aproveitar os descontos semanais e evitar as “compras de mês” também ajudam a amenizar as despesas. “É preciso ficar de olho nos dias de promoções e nos encartes dos supermercados”, orienta Marco Quintarelli, consultor de varejo. Prado concorda: “Prestar atenção nos descontos é forma simples de comprar mais e gastar menos”.

“É necessário ir toda semana ao supermercado e ter intimidade com os preços. Só assim, saberá quando realmente está barato”, indica Luiz Carlos Ewald, professor de finanças da Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas (FGV/EPGE) e autor do livro Sobrou dinheiro: como administrar as contas da casa.

Ewald orienta também a fugir de produtos que estão na altura dos olhos nas gôndolas dos mercados. “Quanto mais baixa a prateleira, menor o preço do produto. Em alguns casos a diferença passa de 25% em relação aos que estão lá no alto”, diz.

'Vou em três mercados e pesquiso os preços. Compro um pouco em cada para aproveitar o preço' CLÁUDIA VALENTE%2C advogada%2C e a filha IsabeleMaíra Coelho / Agência O Dia

A fotógrafa Márcia Souza, 35, aproveita o tempo livre para ir com o marido, Marcos, ao mercado. O casal passou a fazer compras em locais diferentes, sempre priorizado promoções. “Não temos tantas opções, mas ficamos atentos ao produto do dia para economizar”, conta Márcia.

Para repor a dispensa a advogada Cláudia Valente, 48, mãe de Isabele de 6, também busca promoções: “Vou em três mercados, pesquiso e compro um pouco em cada para aproveitar o preço mais baixo”, afirma.

Sites e aplicativos ajudam na hora de pesquisar

Mas, quem não tem tempo para pegar os encartes com os descontos nos mercados conta com um importante aliado: os sites de pesquisa de preços e aplicativos, como o Pesquisa Pra Mim (www.pesquisapramim.com.br) e o Aonde Convém (www.aondeconvem.com.br).

Os portais de comparação de preços ajudam o consumidor carioca economizar nas compras. O Pesquisa Pra Mim oferece serviço de busca produtos vendidos nos supermercados do Rio com atualização diária dos valores comercializados.

O consumidor digita os produtos de sua lista de compras e sabe imediatamente onde cada um é mais barato e se fica perto do lugar em que está. Também fica sabendo onde está mais em conta as compras que pretende fazer.

Já no site Aonde Convém, as ofertas são separadas por categorias como supermercados, eletrônicos e magazines, moda, beleza e saúde, crianças, decorar e construir. Em datas especiais, como Natal, Páscoa, Dia das Mães e Black Friday, também há direcionamento.

PARA NÃO ESQUECER

CARDÁPIO SEMANAL
Os mercados e as lojas de uma maneira geral se programam com ofertas para a primeira quinzena do mês com produtos de abastecimento e na segunda quinzena com peças de reposição para sua despensa. Logo você pode aproveitar por ter mais oportunidades e ofertas durante todo mês.

MARCAS PRÓPRIAS
Muitos varejistas nacionais e internacionais possuem linha de produtos de sua marca de extrema qualidade e com preços menores entre 10% e 30% em relação as líderes de mercado.

GUARDE OS ENCARTES
Analise, compare os preços e foque naquele onde há maiores ofertas de seu interesse. Há aquelas instituições que fazem as chamadas “coberturas de preço”. Muitos produtos saem até 30% mais baratos e você economiza tempo e transporte para ir a outro local comprar aquilo que necessita.

DIAS DE COMPRA
Algumas empresas “marcam” certos dias da semana para ofertar categorias importantes. Exemplo: quinta é dia da carne, segunda e terça, são dos dias da feira. Certamente são os períodos mais adequados para programar as compras, pois as negociações dos estabelecimentos com produtores e fornecedores estão ligadas a estas datas.

LEVE E GANHE
As estratégias do varejo são muitas para aumentar a venda dos produtos “leve três pague dois”, por exemplo, mas algumas são especialmente interessantes. Quem tem disponibilidade de comprar um volume maior destes itens e estocá-los se beneficia na economia de consumo da cesta de gêneros.

Você pode gostar