Por thiago.antunes

Rio - Motivação é um tema amplamente discutido, mas como alcançar o verdadeiro estímulo profissional que traz alegria para trabalhar e, naturalmente, nos direciona para o sucesso? Manter a motivação em alta após acumular anos de trabalho tem sido um desafio que boa parte dos trabalhadores enfrenta em seu dia a dia.

Motivação não é algo teórico, é prático e pode ser percebido pelo brilho que nós expressamos nos olhos. É um processo interno em cada um de nós e que, paralelamente, também é acionado por uma série de estímulos do ambiente. Manter-se motivado é, portanto, um exercício diário que envolve processos internos e externos pelo qual o trabalhador passa. Veja o que pode ser feito para aumentar seu entusiasmo no trabalho.

Pergunta e Resposta

"Após cinco anos na mesma empresa, percebo que meus colegas são muito mais motivados e produtivos do que eu. Como posso aumentar meu nível de motivação?" Sérgio, Tijuca.

Olá, Sérgio! Não podemos ignorar a capacidade das pessoas se automotivarem, mas a motivação é influenciada pela interação do indivíduo com o ambiente de trabalho. Assim, para conseguir motivação e desempenho superiores na vida profissional precisamos combinar três fatores: ter as condições adequadas de trabalho, ter plano de ação para atingir objetivos desejados e gostar do que se faz.

O primeiro passo é responder: meu trabalho me entusiasma? Quem gosta do que faz consegue ser mais comprometido e produzir mais. Não precisa gostar de todos os aspectos , pois toda carreira tem os “ossos do ofício”, mas é essencial que os aspectos positivos pesem mais do que a parte entediante.

Janaina Ferreira é coach e professora do Ibmec

Você pode gostar