Por gabriela.mattos

Rio - Os aficionados no Pokémon Go, a nova febre que mistura jogo virtual e realidade, têm outro desafio que não só o de caçar os ‘monstrinhos’. Quem já não consegue ficar sem a brincadeira deve redobrar a atenção no ambiente de trabalho. Isso porque a prática em momentos inadequados pode provocar problemas com o empregador, resultando até mesmo em demissão por justa causa. 

O Pokémon Go é um jogo de realidade aumentada para smartphones, que usa o GPS do usuário. Para jogar, o internauta anda pelo mundo real caçando os pequenos monstros virtuais lançados pela Nintendo nos anos 1990.

Jogar Pokémon Go no trabalho pode dar demissão por justa causaReprodução

A princípio, o Pokémon Go pode parecer só um jogo. Mas a novidade deixa seus adeptos dispersos e aí é que mora o perigo. Quem, por exemplo, ‘caçar’ pokémons no ambiente de trabalho fica exposto a um dos motivos para a demissão sem justa causa da CLT: desídia no desempenho das respectivas funções (Art. 484, alínea e).

"Esse fato por si só não é o motivo pela demissão, e sim para advertência do funcionário”, avalia o presidente da Comissão da Justiça do Trabalho da OAB/RJ, Marcus Vinicius Cordeiro. O advogado, no entanto, ressalta que a falta de bom senso e a displicência com o trabalho podem provocar a dispensa.

“Deixar de fazer uma tarefa e de interagir com colegas pode levar a um comportamento inadequado e o empregador pode até dosar uma dispensa por justa causa aliada a outras questões”, avalia.

Especialista: uso de celular desvia o foco das funções

Especialista em Carreiras e professora do Ibmec-RJ, Janaína Ferreira faz um alerta: o uso do celular no ambiente de trabalho pode desviar o foco e tirar a concentração. “Isso acontece tanto com as redes sociais quanto aplicativos ou jogos. O Pokémon Go, em específico, é um jogo que exige bastante atenção e isso faz com que nossos sentidos sejam ‘roubados’, o que é um perigo não só no ambiente de trabalho”, explica a especialista.

Para ela, a falta de atenção causa um círculo vicioso dentro da empresa: a distração, pelo jogo, causa impacto negativo no funcionário, a equipe fica prejudicada, e, por fim, a empresa tem resultados prejudicados.

Qualquer jogo, quando jogado no expediente pode ser prejudicial, pois usa os sentidos. “É preciso ter maturidade para saber separar bem os espaços”, diz.

Você pode gostar