Por thiago.antunes

Rio - A procura de emprego é um trabalho duro e quem está nesta rotina há vários meses pode começar a agir mecanicamente, sentir-se cansado e com a energia baixa. Mas esse não é um bom momento para o desânimo aparecer. Dependemos de nossa disposição e persistência para obter espaço no mercado de trabalho.

O consultor de carreira Bruce Hazen vem fazendo pesquisas sobre o tema e dando algumas orientações que, se forem seguidas, irão mantê-lo em melhores condições para se recolocar no mercado de trabalho. Conheça algumas dessas dicas aqui resumidas e faça algo por você mesmo!

Pergunta e resposta

“Procuro emprego há quase um ano e já vou desanimada para as entrevistas. O que fazer para melhorar o ânimo?” Janete, Vicente de Carvalho

O primeiro passo é verificar se você precisa de curso de atualização na área de atuação. Ao final do processo seletivo, caso você não seja aprovada, pode perguntar ao entrevistador que habilidades podem ser melhoradas para você se tornar mais competitiva. Mas se o problema não for a falta de preparo técnico, seguem dicas.

1. Não deixe que as pessoas se esqueçam de você. Faça contato com pessoas chave da sua rede de contatos profissionais mensalmente. As mais bem sucedidas na busca por emprego são aquelas que mantêm redes de relacionamentos ativas. Funcionam como vias de mão dupla. Se você está sempre ativo, saberá das oportunidades .

2. Grave e ouça a si mesmo respondendo perguntas difíceis do entrevistador. Ter respostas das entrevistas em mente não é suficiente. Importa mais o tom de voz seguro e a expressão facial tranquila no momento em que você for contar suas histórias de realização e como agregará valor à empresa. Grave o áudio ou filme simulação da entrevista. Peça um amigo para assumir o papel do entrevistador e responda às perguntas mais difíceis para observar como você se sairá.

3. Crie versões personalizadas do currículo. Enviar currículo padronizado é prática ultrapassada. As pessoas que contratam querem ver currículos que atendem às necessidades específicas de suas organizações. Personalize o seu CV de acordo com o que é solicitado em cada vaga e com a cultura da empresa.

4. Passe entre 25 a 35 horas por semana se dedicando a encontrar trabalho. Invista pelo menos 25 horas semanais para pesquisar oportunidades na internet e entre amigos. Dedicar menos tempo não lhe trará resultados.

5. Faça algum exercício físico, pelo menos a cada dois dias. Exercite-se regularmente a partir de agora! Isso dará a você ânimo e brilho nos olhos!

Janaina Ferreira é coach e professora do Ibmec

Você pode gostar