Por thiago.antunes

Rio - As redes sociais são ambientes com características de espontaneidade e informalidade, mas convém tomar algumas precauções. É necessário medir os impactos do que se fala, especialmente se o perfil for compartilhado com colegas de trabalho.

Muitas firmas usam a internet como um canal para divulgar vagas, no entanto, as empresas pesquisam os perfis de candidatos e acompanham o comportamento de seus funcionários. Estar conectado pode somar ou tirar pontos de um profissional, portanto, é preciso ser prudente com o que se publica nas redes sociais. 

Pergunta e resposta

"Meu coordenador fez críticas verdadeiras à empresa no Facebook e foi demitido porque a empresa não aprovou seus comentários. Que tipo de comentários devem ser evitados nas redes sociais?" Flávia, Catete

Olá Flávia! É natural que situações do dia-a- dia se reproduzam no ambiente online. A internet pode dar uma falsa sensação de privacidade, mas os ‘desabafos’ e piadas têm causado constrangimentos, exclusão de processos seletivos e até demissões. Em geral, o usuário comete o equívoco de divulgar nas redes sociais assuntos, fotos e opiniões como se estivesse em uma roda de amigos, mas a web é pública.

As redes sociais mais pesquisadas pelas empresas são Facebook, Twitter e LinkedIn. Elas funcionam como vias de mão dupla, pois facilitam empresa e candidato se conhecerem. Fazer parte da rede, participar de blogs ou fóruns pode contar pontos positivos na análise de currículo. Mas é adequado não publicar comportamentos, fotos e opiniões que possam provocar dúvidas em relação aos valores do profissional.

De fato, no ciberespaço há um controle invisível, onde todos podem monitorar todos, o que elimina a possibilidade de privacidade.

Para ter um perfil menos formal, o usuário pode criar uma conta, por exemplo, no Facebook, permitindo somente o acesso de familiares e amigos íntimos. Além de configurar a rede para aprovar antes as fotos em que for marcado. Outra opção é criar duas contas: uma conta pessoal e outra profissional.

Janaina Ferreira é coach e professora do Ibmec

Você pode gostar