Por thiago.antunes

Rio - Com a greve dos bancários que começa hoje em todo o país, clientes, principalmente os aposentados do INSS — que vão receber a primeira parcela do 13º até quinta-feira — , devem buscar formas de usar os serviços sem transtornos. A Proteste, Associação de Consumidores, orienta a utilização de meios alternativos.

Bancários do Rio informaram à população sobre a greve que começa hojeMax Leone / Agência O DIA

Os bancários rejeitaram proposta de reajuste de 6,5% e abono de R$3 mil. A categoria reivindica 14,57% de aumento (9,57% de reposição das perdas e 5% de aumento real). Ontem, no Rio, os funcionários ratificaram a decisão de cruzar os braços e informaram à população sobre a greve.

Quem tem conta para pagar e não dispõe de cartão para uso do caixa eletrônico, por exemplo, pode recorrer às agências lotéricas, lojas de departamentos e correspondente bancários.Já o cliente que precisa sacar dinheiro na boca do caixa deve entrar em contato por telefone com o banco e solicitar uma alternativa.

Quem movimenta a conta pela internet — nos sites dos bancos — ou nos caixas eletrônicos, não será afetado pela paralisação, pois esses serviços continuam funcionando normalmente.

As pessoas que têm tarifas públicas como água, telefone e energia podem usar também o caixa eletrônico ou ligar para as empresas e negociar forma de pagamento.

Aposentados e pensionistas do INSS poderão retirar, como de costume, o dinheiro nos caixas eletrônicos. Entretanto, segurados que recebem pela Caixa Econômica Federal terão opção de retirar o benefício nas lotéricas.

Onde pagar e receber

- Autoatendimento/caixas eletrônicos

Podem ser feitos depósitos, pagamentos, saques transferências, DOCs, retiradas de talonários de cheques, créditos de celulares, entre outros.

- Bankfones e Internet Banking

Por esses canais (telefone e internet) é possível fazer quase todos os tipos de operações bancárias, inclusive pegar empréstimos bancários.

- Serviços de atendimento ao cliente

Geralmente são números de discagem gratuita (0800), que deverão informar qual a agência ou posto bancário ativo nas proximidades da localidade do consumidor e outras informações.

- Convênios

Alguns bancos têm convênios com lotéricas (Caixa Econômica Federal), Correios (Bradesco), supermercados Extra, Compre Bem, Pão de Açúcar e Barateiro (Banco do Brasil), e algumas lojas de departamento e drogarias, em que se pode pagar contas de consumo (água, telefone, energia elétrica, gás), entre outros serviços. Os consumidores podem se dirigir a esses estabelecimentos e consultar quais os serviços disponibilizados no local.

- Débito automático

Os débitos em conta corrente (débitos automáticos) são de responsabilidade exclusiva dos bancos, devendo ser efetuados regularmente, desde que haja saldo na conta.

- Conta-salário

Nesta conta, os clientes só recebem créditos da empresa ou fonte pagadora. Ela não pode ser utilizada para débitos decorrentes da quitação de contas de consumo, títulos, boletos bancários, impostos e taxas. Não é movimentável por cheques, mas apenas por cartão magnético, nas agências do banco e nos equipamentos de autoatendimento internos e externos. Portanto, as pessoas não podem ser impedidas de ter acesso ao seu salário, que tem, por lei, caráter alimentar.

Você pode gostar