Por thiago.antunes

Rio - Estamos no mundo para cumprir nossa missão e não para fazer o que faz sentido para outros. Fazer a gestão do tempo é fazer a gestão da própria vida. Organizar o tempo é como empilhar pedras, se escolhermos primeiro as pedras grandes, elas sustentarão as menores. As pedras maiores representam nossos valores mais importantes.

Quem está no início da carreira pode usar a estratégia de adquirir experiência para agregar valor ao currículo, abrindo mão da qualidade de vida por algum tempo. Com a experiência acumulada, aparecem mais oportunidades.

Pergunta e resposta

Estou em um bom emprego, mas tenho trabalhado muito. Não consigo mais encontrar tempo para a família e só vejo meus filhos nos fins de semana. Como posso mudar essa situação? Sou feliz no meu emprego, mas não quero trocar minha família por ele. Marcela, Copacabana

Olá Marcela! O psicólogo americano Jim Loehr fala que para o executivo ser produtivo, lidando com a competição, o estresse e o foco nos resultados, precisa cuidar de quatro dimensões importantes. Ele precisa estar: fisicamente energizado, emocionalmente conectado, mentalmente focado e espiritualmente alinhado com seus valores e propósitos de vida.

Você fala de desequilíbrio na dimensão emocional e espiritual, então pergunte-se: O que tem verdadeiro valor na vida para mim? Dedico minha vida ao que dou importância ou aos valores dos outros? Anote as coisas que são mais importantes para você e indique o tempo que dedica a cada uma delas. A partir dessas respostas, você poderá analisar o que gostaria de mudar na sua vida e criar rotinas mais positivas.

Claro que um alto salário é tentador, mas ele perde o valor se você não tem tempo para família, amigos e lazer. Estamos na era onde as pessoas buscam harmonizar a vida no trabalho e fora dele, de forma real.

E algumas pessoas optam por um salário menor, com mais qualidade de vida, realizando atividades que dão prazer, em empresas com bom ambiente de trabalho. Pense quais são suas prioridades e faça o que faz mais sentido pra você. Boa sorte!

Janaina Ferreira é coach e professora do Ibmec

Você pode gostar