Por tabata.uchoa

Rio - Os resultados das perícias médicas no pente fino que o INSS fará em auxílios-doenças vão sair um dia após a realização dos exames. O segurado que for convocado para a revisão do benefício concedido há mais de dois anos poderá conferir no dia seguinte o que o médico perito atestou ao ligar para a Central 135 ou entrar na internet no site www.inss.gov.br, e ir ao link “Consulta de situação de benefício”.

Segurados convocados para nova perícia podem agilizar processo juntando atestados%2C laudos e examesEstefan Radovicz / Agência O Dia / 14.1.2016

Inicialmente o governo estudava alternativas de como segurado ficaria sabendo sobre o resultado da revisão que pode suspender ou manter o pagamento do auxílio-doença. Havia a possibilidade de cartas serem enviadas para as residências. No Município do Rio, o primeiro lote de cartas convocando para o pente-fino em auxílios-doença começou a ser enviado na última quarta-feira.

Em um primeiro momento, 368 correspondências foram postadas chamando segurados que recebem benefícios há mais de dois anos para revisão da perícia médica no Rio. Está nesta lista quem tem até 39 anos de idade e que não fez exames no período.

TIRA-DÚVIDAS
A forma como o segurado ficará sabendo sobre o resultado da perícia pode ser confirmada no site da Previdência. Um tira-dúvidas trata da revisão de benefícios por incapacidade prevista pela MP 739/2016. Em uma das perguntas, o questionário informa: “Como o beneficiário será comunicado do resultado da perícia?”. E a resposta diz: “No dia seguinte à perícia o resultado estará disponível pelo telefone 135 e também pelo site www.inss.gov.br, no link “Consulta de situação de benefício’”.

Os segurados que serão convocados para fazer uma nova perícia podem agilizar o processo de revisão. Algumas medidas devem ser adotadas, como juntar atestados, laudos, exames e pedir ao médico um relatório co-substanciado, vai evitar problemas. O pequeno dossiê precisa conter todo o histórico do tratamento do paciente e deverá ser apresentado para o médico-perito.

Prazo para agendar é de cinco dias

Após receber a carta, os segurados do INSS terão cinco dias úteis para marcar a revisão. O agendamento deve ser feito exclusivamente pela Central 135.

No Rio, as perícias serão marcadas para os dias de semana nas agências do instituto. Em princípio não haverá mutirão nos fins de semana nos postos do INSS na cidade. Cerca de 60% dos peritos participando do pente-fino.

Neste primeiro momento, 4.078 segurados são alvo do pente-fino no estado e receberão correspondência em casa no estado. No total serão chamados 41.344 segurados no Estado do Rio e no país, cerca de 75 mil.

O pente-fino do INSS em benefícios por incapacidade vai convocar 530 mil beneficiários de auxílio-doença e 1,1 milhão de aposentados por invalidez em todo o país. A perícia para aposentados acontecerá em um segundo momento.

O INSS divulgará balanços mensais do pente-fino. O primeiro deles no final de outubro.

Você pode gostar