Por thiago.antunes

Rio - Os contratos de aluguel de imóveis que têm vencimento em outubro ficarão mais caros. Ontem, a inflação da locação, medida pelo Índice Geral de Preços ao Consumidor (IGP-M), avançou 0,2% em setembro e chegou a 10,66% no acumulado dos últimos 12 meses, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV).

No ano, a alta do IGP-M está em 6,46%. O resultado indica que os contratos que completam um ano em setembro ficaram 10,66% mais pesados no bolso do inquilino. Um aluguel de R$ 1 mil, por exemplo, passa a custar R$1.106,6 a partir de outubro.

Apesar do avanço mensal, o índice que reajusta os contratos de aluguel perdeu força no acumulado dos últimos 12 meses. Em agosto, o IGP-M havia marcado 11,49% no acumulado.

Usado no cálculo do IGP-M, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que calcula os preços no atacado, subiu 0,18% em setembro, contra 0,04%, em agosto. Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que também entra no cálculo do IGP-M e avalia o comportamento dos preços no varejo, registrou variação de 0,16%, em setembro, ante 0,40%, em agosto.

Você pode gostar